Advisor | Amâncio Filho, Antenor | pt_BR |
Author | Carvalho, Lilian dos Santos | |
Access date | 2018-01-31T14:32:23Z | |
Available date | 2018-01-31T14:32:23Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | CARVALHO, Lilian dos Santos. Uma antiga profissão do futuro: percepções de enfermeiros sobre sua formação e inserção profissional. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24315 | |
Abstract in Portuguese | A formação de recursos humanos em saúde tem sido analisada como indispensável para
reorientar a assistência sanitária no Brasil. No caso da enfermagem, a reorientação do
ensino da graduação tem sido amplamente discutida e novas propostas de
operacionalização de projetos pedagógicos de cursos vêm sendo efetivadas. O estudo
realizado teve como objeto a formação e a prática de enfermeiros após a implantação
das Diretrizes Curriculares Nacionais em uma universidade federal do estado do Rio de
Janeiro. Teve como objetivo geral analisar a relação formação-prática do enfermeiro
frente às Diretrizes Curriculares e, como objetivos específicos: identificar a inserção
profissional de enfermeiros egressos no ano de 2009 da Escola de Enfermagem; discutir
como os enfermeiros egressos relacionam sua formação com a atuação profissional e
verificar as expectativas profissionais destes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e
uma pesquisa empírica, onde se analisou o ensino superior em enfermagem e aplicação
de questionários contendo indagações sobre a formação, profissão e carreira. Para
sistematização dos dados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, e
confrontadas as propostas que permearam a reestruturação do currículo do referido
curso e as percepções dos enfermeiros sobre tais. Concluímos que as mudanças atuais
não representam, necessariamente, rupturas, mas ampliação dos modos de ver as
práticas em saúde, onde coexistem consensos e contra-sensos na formação do
enfermeiro. Questionamos o perfil do enfermeiro na perspectiva das Diretrizes
Curriculares: profissional adaptável, crítico, reflexivo e flexível, num contexto de
iniqüidades em saúde, massificação do ensino superior e reestruturação produtiva.
Deparamo-nos com o grande interesse dos participantes na área de saúde coletiva, e
desinteresse nos serviços hospitalares privados. A questão da identidade profissional
desvelou-se com as (des) continuidades e transcendências que constituem a enfermagem
como prática atemporal, com representações distintas sobre seu passado e expectativas
imprecisas pro futuro. Destaca-se a permanente busca de adequação às demandas
político-governamentais por parte das instituições de ensino e, paralelamente, os
movimentos de resistências dos profissionais e a busca constante de definição da
identidade do enfermeiro. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Enfermagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Programas de Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mercado de Trabalho | pt_BR |
Subject in Portuguese | Currículo | pt_BR |
Title | Uma antiga profissão do futuro: percepções de enfermeiros sobre sua formação e inserção profissional | pt_BR |
Alternative title | An old profession of the future: perceptions of nurses about their training and professional insertion | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Wermelinger, Mônica Carvalho de Mesquita Werner | pt_BR |
Abstract | The training of health manpower has been regarded as essential to reorient health care in
Brazil. In the case of nursing, the reorientation of undergraduate teaching has been
widely discussed and new proposals for implementation of the pedagogical courses are
being effected. The study was focused on the formation and practice of nurses after the
implementation of national curriculum guidelines in a federal university in the state of
Rio de Janeiro. It aimed to contextualize the relationship of training and practice of
nurses facing the curriculum guidelines and as specific objectives: identify the
employability of nurses graduating in 2009 from the School of Nursing; see how the
nursing students relate their education to professional practice and to identify the
expectations of these professionals. We performed a literature search and empirical
research, which examined higher education in nursing and questionnaire with questions
about training, career and profession. To systematize the data we used the technique of
Discourse of the Collective Subject, and compared the proposals that have permeated
the restructuring of the curriculum of that course and the perceptions of nurses on such.
We conclude that the current changes do not necessarily represent, ruptures, but
expansion of ways of looking at practices in health, education and work, where coexist
consensus and nonsense in nursing education. We question the profile of nurses in the
perspective of curriculum guidelines: professional adaptable, critical, reflective and
flexible in the context of health inequalities, massification of higher education and
productive restructuring. We face the great interest of participants in the field of public
health, and disinterest in the private hospital services. The issue of professional identity
was revealed with the (dis) continuity and transcendence that constitutes nursing
practice as timeless, with distinct representations about its past and inaccurate
expectations for the future. The study highlights the continuing quest to adapt to the
demands by the political-governmental educational institutions and, in parallel, the
resistance movements of professionals and the constant search for definition of the
identity of the nurse. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Nursing Education | |
Subject | Graduate Programs in Nursing | |
Subject | Labor Market | |
Subject | Curriculum | |
DeCS | Educação em Enfermagem/recursos humanos | pt_BR |
DeCS | Programas de Graduação em Enfermagem/recursos humanos | pt_BR |
DeCS | Recursos Humanos de Enfermagem/educação | pt_BR |
DeCS | Mercado de Trabalho | pt_BR |
DeCS | Currículo | pt_BR |
DeCS | Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |