Advisor | Lima, Luciana Dias de | pt_BR |
Author | Lira, Anilska Medeiros Lima e | |
Access date | 2011-05-04T12:36:26Z | |
Available date | 2011-05-04T12:36:26Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | LIRA, Anilska Medeiros Lima e. A instância estadual e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva da equidade regional: estudo do caso do Rio de Janeiro. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.other | BR526.1; R362.10425098153, L768i | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2440 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se do estudo do caso do Estado do Rio de Janeiro, no período compreendido entre
2003 e 2006. Analisa o papel da instância estadual na distribuição geográfica (municipal e
regional) dos recursos financeiros para o financiamento do Sistema Único de Saúde e
propõe-se contribuir para a operacionalização de formas mais justas de alocação dos
recursos. O estudo empírico, de natureza quantitativa, analisou as receitas públicas
realizadas pelos municípios do estado RJ e as despesas liquidadas pelo Estado RJ durante
o mesmo período. A análise constou de três momentos. Primeiro: evolução das condições
de financiamento em saúde do governo estadual e do conjunto dos municípios do Estado do
Rio de Janeiro. Segundo: possibilidade de interferência do governo estadual na capacidade
de gasto dos municípios do Estado RJ. Terceiro: alocação equitativa de recursos segundo
critérios de necessidades de saúde. As distintas fontes de receitas foram agrupadas de
modo a conferir certa racionalidade na compreensão de como se estrutura o financiamento
do SUS considerando a lógica federativa que preside ao sistema de partilha de recursos no
caso geral do Brasil e, especificamente, no caso do Estado RJ. O estudo foi norteado pela
concepção de equidade operacionalizada através da definição de igualdade de
oportunidades de Sen (2008), além da definição de igualdade de condições, da tipologia de
Turner (1986). Observou-se que os critérios de alocação entre as esferas federativas não
foram suficientes para garantir a equidade. Os municípios, tanto quanto as regiões de
saúde, apresentam condições de financiamento bastante díspares, relacionadas às
características do desenvolvimento regional, à importância de determinadas fontes de
recursos em detrimento de outras, às condições de elegibilidade para o recebimento de
transferências constitucionais e legais, à capacidade fiscal e a outras condições. A principal
fonte de financiamento da saúde no Estado RJ é a receita própria municipal. As
transferências federais para a Atenção Básica não modificam essa disparidade interregional. As transferências federais para a média e alta complexidade favorecem os
municípios com maior capacidade instalada, consolidando as desigualdades existentes. Os
recursos estaduais transferidos aos municípios não alteram as características das
desigualdades no financiamento da saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde/economia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Financiamento em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Equidade em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Alocação de Recursos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Justiça Social | pt_BR |
Title | A instância estadual e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva da equidade regional: estudo do caso do Rio de Janeiro | pt_BR |
Alternative title | The department and state funding of the Unified Health System (SUS) from the perspective of regional equity: case study of Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This is the case study of Rio de Janeiro, in the period between 2003 and 2006. Examines the
role of the instance state in the geographical distribution (municipal and regional) financial
resources for financing the Health System and aims to contribute to the operation of more
equitable allocation of resources. The empirical, quantitative, reviewed the revenue made by
municipalities in RJ and RJ expenses paid by the State during the same period.The analysis
consisted of three stages. First, changing conditions in health funding from the state
government and all the municipalities of Rio de Janeiro. Second, the possibility of
government interference in state spending capacity of municipalities in the state RJ. Third,
equitable allocation of resources according to criteria of health needs. The different sources
of revenue were grouped so as to give some rationality in the understanding of how to
structure the financing of SUS considering the logic which governs the federal system of
resource sharing in the general case of Brazil and, specifically, in the case of RJ State.The
study was guided by the concept of equality operationalized through the establishment of
equal opportunities Sen (2008), beyond the definition of equal conditions of the typology of
Turner (1986). It was observed that the criteria for allocation between the federal spheres
were not sufficient to ensure equality. The municipalities, as far as health regions, have
conditions of very disparate funding related to the characteristics of regional development,
the importance of certain sources of funds over others, the eligibility criteria for receiving
legal and constitutional transfers, the fiscal capacity and other conditions.The main source of
health financing in the State's own revenues RJ municipalities. Federal transfers for Primary
Health Care not alter the interregional disparity. Federal transfers to the medium and high
complexity favor the municipalities with greater capacity, reinforcing existing inequalities. The
state funds transferred to municipalities do not alter the characteristics of inequalities in
health financing. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Unified Health System | |
Subject | Health Financing | |
Subject | Health Equity | |
Subject | Resource Allocation | |
Subject | Social Justice | |
Member of the board | Porto, Sílvia Marta | |
Member of the board | Dain, Sulamis | |
Member of the board | Kuschnir, Rosana Chigres | |
Member of the board | Faveret, Ana Cecília de Sá Campelo | |
Member of the board | Ugá, Maria Alícia Domingues | |
DeCS | Sistema Único de Saúde/economia | |
DeCS | Financiamento em Saúde | |
DeCS | Alocação de Recursos/economia | |
DeCS | Justiça Social | |
DeCS | Eqüidade na Alocação de Recursos | |
DeCS | Dotação de Recursos para Cuidados de | |
DeCS | Saúde/economia | |
DeCS | Estudos de Casos | |
DeCS | Eqüidade em Saúde | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |