Advisor | Tavares, Maria de Fátima Lobato | pt_BR |
Author | Marinho, Marcelle Costa | |
Access date | 2018-01-31T17:33:00Z | |
Available date | 2018-01-31T17:33:00Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | MARINHO, Marcelle Costa. As políticas nacionais de formação profissional de nível superior em saúde à luz de princípios e diretrizes do SUS no período de 2003 - 2010. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24446 | |
Abstract in Portuguese | O estudo em questão teve como objetivo geral analisar as políticas nacionais de
formação profissional de nível superior em saúde, no período de 2003-2010, tendo como
referência a incorporação de princípios e diretrizes do SUS.
Para tal, foram identificados os principais fatores históricos, políticos e
institucionais que permearam os debates acerca da elaboração das políticas nacionais de
formação profissional para o nível superior em saúde, e em seguida buscou-se caracterizar
aquelas que foram implantadas no referido recorte temporal. Por fim, as políticas foram
analisadas quanto à participação social, à integralidade do cuidado e à intersetorialidade,
entre 2003-2010.
Percebeu-se como principal característica das políticas analisadas a aproximação da
formação dos serviços locais de saúde. Outras características apresentadas por estas
políticas e que são consideradas necessárias à reorientação do modelo de formação são a
proposta de inovações metodológicas e de diversificação dos cenários de aprendizagem (tal
como o VER-SUS); o esforço de reorientação da formação em direção à busca de respostas
às necessidades locais e regionais dos serviços (como pode ser percebido no PET-Saúde);
bem como o deslocamento do eixo da formação em direção a uma prática fundamentada na
atenção primária e na promoção da saúde, levando em consideração dimensões sociais,
econômicas e culturais (em que pode ser citado o PRÓ-Saúde).
Na análise das categorias, observou-se que, apesar da participação social, no
material analisado, ser vista como estratégica e absolutamente fundamental para o
fortalecimento do SUS, esta foi representada eminentemente através da subcategoria
controle social. Já com relação à segunda categoria analisada, a integralidade do cuidado,
notou-se que o enfoque dado a ela nas políticas analisadas apresenta correlação com os
princípios da Política Nacional de Humanização em Saúde. Por fim, é possível afirmar que
a maioria dos documentos analisados aponta para o entendimento da intersetorialidade
como o estabelecimento de parcerias e alianças, não dando muita ênfase à abordagem
centrada na importância da ação coordenada entre todas as partes envolvidas para a
melhoria das condições de vida das pessoas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Profissional em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Superior | pt_BR |
Subject in Portuguese | Políticas Públicas | pt_BR |
Title | As políticas nacionais de formação profissional de nível superior em saúde à luz de princípios e diretrizes do SUS no período de 2003 - 2010 | pt_BR |
Alternative title | National policies for professional education of health professionals in the light of principles and guidelines of SUS from 2003 - 2010 | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The main objective of this study is the assessment of Brazil’s national policies
concerning the health care education at university level, between 2003-2010, in relation to
the incorporation of the SUS principles.
To achieve that, the main historical, political and institutional factors that had
influence in the elaboration of these policies were identified, and then the policies
implemented in the selected period were described based on a list of questions. Finally, the
same policies were analyzed, based on the principles of social participation, integrality and
intersectionality.
The assessment demonstrated that the main characteristic of the analyzed policies
was the approach of the university level care education to the local health services. Other
important features of those policies, considering the intended reorientation of the health
educational model, were the methodological innovation and diversification of the learning
sceneries (VER-SUS); the reorientation effort of the educational model towards the search
of answers to local and regional health services needs (PET-Saúde); as well as the
educational axis change, emphasizing basic care and health promotion, and considering
social, economical and cultural dimensions (PRÓ-Saúde).
It could be observed in the categorical analysis that, despite the strategic emphasis
conceded to social participation, it was represented essentially through the social control
subcategory. The treatment conceded to the second category, integrality, showed some
correlation with the principles defined by the Health Promotion Policy (Política Nacional
de Promoção da Saúde). It could be also said that the majority of the analyzed documents
had an underlying definition of intersectionality as the establishment of alliances and
partnerships, not emphasizing the importance of coordinated action between all
stakeholders. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Education | |
Subject | Public Policy | |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Educação Superior | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas | pt_BR |
DeCS | Assistência Integral à Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |