Advisor | De Seta, Marismary Horsth | pt_BR |
Author | Silva, Mariane Martins da | |
Access date | 2018-02-01T12:36:07Z | |
Available date | 2018-02-01T12:36:07Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | SILVA, Mariane Martins da. Regulação de medicamentos: uma aproximação às autoridades reguladoras. 2011. viii,91 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24507 | |
Abstract in Portuguese | Os medicamentos, fundamentais no processo de atenção à saúde das pessoas, carregam riscos intrínsecos e extrínsecos e envolvem poderosos interesses econômicos. Sua regulação para assegurar eficácia, segurança e qualidade dos produtos farmacêuticos e das informações sobre eles, fica a cargo de autoridades reguladoras nacionais (ARN). Este estudo de abordagem qualitativa e exploratória analisa de forma comparativa a organização das ARN e explora o escopo da regulação de medicamentos na Argentina,Brasil, Chile e Peru. As principais fontes de dados foram os sítios eletrônicos das ARN. Para a categoria competência, utilizaram-se também dados da pesquisa realizada pela OMS em 2007 sobre regulação de medicamentos. As categorias de análise: estrutura da organização, competência, direcionalidade e accountability foram desdobradas nas seguintes variáveis institucionais: inserção no sistema de saúde e relação direta ou mediada com o ministério da saúde; grau de autonomia e independência institucional;recursos financeiros (fontes de recursos: receitas diretamente geradas e a ela destinadas- captadas) e humanos (tamanho do quadro pessoal, estrutura decisória, composição de diretoria e acesso aos cargos) e desconcentração geográfica. Em que pesem os diferentes processos históricos nos quais cada Estado e respectivo sistema de saúde se conformaram, e o tamanho e importância dos mercados farmacêuticos nacionais, os resultados apontam para um esforço dos países estudados em melhorar sua estrutura regulatória. No entanto, foi também visível a ausência da publicização de informações fundamentais. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Regulação de Medicamentos | |
Subject in Portuguese | Autoridades Reguladoras | |
Subject in Portuguese | Accountability | |
Subject in Portuguese | Agências Reguladoras | |
Subject in Portuguese | Vigilância Sanitária | |
Title | Regulação de medicamentos: uma aproximação às autoridades reguladoras | pt_BR |
Alternative title | Drug regulation: an approach to regulatory authorities | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Co-Advisor | Luiza, Vera Lúcia | pt_BR |
Abstract | Medicines, fundamental for health care, carry on intrinsic and extrinsic risks and
evolve powerful economical interests. Its regulation so as to assure pharmaceutical
products efficacy, safety and quality and information on them, is in charge of the
national regulating authorities (ARN). This work, which approach is qualitative and
exploratory, analyses comparatively how the ARNs are organized and explores
medicines regulation scopes in Argentina, Brazil, Chile and Peru. ARNs websites were
the main research source. For the competency skill, 2007 medicines regulation WHO’s
research were used. Categories organization structure analysis, competency, addressing
and accountability were unfold to the following institutional variables, respectively:
healthcare system insertion and direct or Health Secretary mediated relation;
institutional autonomy and independency level; financial (sources: own generated and
driven - collected revenues) and human (work force amount, decision makers structure,
directory composition and position access) resources and non geographical
concentration. Accounting the different States’ historical processes through which each
respective healthcare system had been conformed and the size and importance of its
national pharmaceutical markets, results indicate an effort from the studied countries in
order to improve their regulatory structures. Nevertheless, also was seeable a lack
essential information issuing. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Drug Regulation | |
Subject | Regulatory Authority | |
Subject | Accountability | |
Subject | Regulatory Agency | |
Subject | Health Surveillance | |
DeCS | Legislação de Medicamentos | pt_BR |
DeCS | Vigilância Sanitária | pt_BR |
DeCS | Regulação e Fiscalização em Saúde | pt_BR |
DeCS | Regulamentação Governamental | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |