Advisor | Teixeira, Liliane Reis | pt_BR |
Author | Silva, Priscila Matos Crisostomo da | |
Access date | 2018-02-01T13:10:04Z | |
Available date | 2018-02-01T13:10:04Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | SILVA, Priscila Matos Crisostomo da. “E as relações, você desprecariza como?”: A perspectiva dos novos professores-pesquisadores da Fiocruz a respeito da precarização no trabalho. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24534 | |
Abstract in Portuguese | Neste estudo pretende-se contribuir para a construção crítica da categoria desprecarização tendo como ângulo privilegiado de análise o ponto de vista dos pesquisadores/professores recém admitidos no serviço público. Adotamos como guia do estudo a seguinte questão norteadora de pesquisa: Qual a perspectiva dos pesquisadores / professores para que, de fato, se efetive uma política de desprecarização? Para tanto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo que empregou, para a coleta de dados, entrevistas individuais seguindo um roteiro semi-estruturado, composto por oito perguntas abertas. Elegeu-se como campo de pesquisa a Instituição Fiocruz, sendo que o foco do estudo foi a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, uma unidade técnico científica localizada no campus da FIOCRUZ. Os resultados mostram que, embora o primeiro passo para desprecarizar o trabalho já tenha sido dado, a desprecarização do trabalho para os participantes do estudo ainda apresenta limites, dado que desprecarizar o trabalho envolve questões outras que não estão circunscritas apenas a esfera jurídico-administrativa. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desprecarização | |
Subject in Portuguese | Precarização | |
Subject in Portuguese | Serviço Público | |
Title | “E as relações, você desprecariza como?”: A perspectiva dos novos
professores- pesquisadores da Fiocruz a respeito da precarização no
trabalho | pt_BR |
Alternative title | And the relationships you desprecariza as the prospect of new teachers-Fiocruz researchers about the precariousness at work | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Co-Advisor | Souza, Katia Reis de | pt_BR |
Abstract | This study intends to contribute to the framing of the criticism conception
of “bettermen of work” having such as a privileged field of analysis the point of
view from the researchers- teachers, who were admission to Public Service
recently. We adopt the following directional question to guide us in the study of
this theme: Which is the perspective of the researchers what for policy for
Betterment of Work, in fact, be materialized? To achieve this objective, we have
done a exploratory qualitative study, which used to data collect individual
interviews following a semi structured questionnaire with eight open questions.
The place that we have chosen to collect our data was Escola Politécnica de
Saúde Joaquim Venâncio that is a technical scientific department located at
FIOCRUZ campus. The results show that the first step in order to eliminate
precariousness in public service has already been taken. However, the
participants of this study indicate that limits still exist. For them, this process
involves other questions which are not solely confined to the legal administrative
sphere. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Bettermen of Work | |
Subject | Precariousness | |
Subject | Public Service | |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
DeCS | Setor Público | pt_BR |
DeCS | Força de Trabalho | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |