Advisor | Moreira, Carlos Otávio Fiúza | pt_BR |
Author | Pereira, Ingrid D avilla Freire | |
Access date | 2018-02-01T13:28:05Z | |
Available date | 2018-02-01T13:28:05Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | PEREIRA, Ingrid D’avilla Freire. A formação profissional em saúde no Brasil pós-1988: aspectos das Conferências Nacionais de Saúde e das Políticas Públicas. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24546 | |
Abstract in Portuguese | A formação dos profissionais de saúde tem sido uma agenda amplamente discutida no Brasil e
no mundo. Algumas das questões que mobilizam este debate são a ênfase biomédica dos
currículos, a quantidade insuficiente de profissionais e sua concentração nos centros urbanos,
a qualidade do ensino, a dificuldade dos trabalhadores em dar resposta às necessidades de
saúde da população e, no caso dos profissionais brasileiros, o diálogo com os princípios do
Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando a diretriz de participação da comunidade na
gestão do SUS e a possibilidade das Conferências Nacionais de Saúde (CNS) revelarem
aspectos importantes da trajetória das políticas sociais no país, esta dissertação discute a
questão da formação profissional em saúde no Brasil pós-1988, a partir da análise deste tema
nas CNS e de suas relações com a formulação de políticas públicas pelo Ministério da Saúde.
Do ponto de vista teórico-conceitual, foram utilizados como referência alguns conceitos e
artifícios metodológicos inscritos na obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu. A abordagem
do estudo é qualitativa e a análise documental foi o principal meio para sua concretização. As
principais fontes de dados foram os relatórios finais das CNS, os textos das políticas do
Ministério da Saúde sobre a formação profissional em saúde no período de 1988 a 2010 e a
literatura sobre o tema. Foi utilizada a Análise de Conteúdo temática, delimitando como
categorias de análise: racionalidades dos saberes e das práticas em saúde; mudanças
curriculares; relações entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. A análise
sugere que os discursos sobre a formação profissional em saúde, seja nas CNS ou nas
políticas do MS, como parte dos fenômenos relativos a um dado campo – o da saúde –
mantêm as especificidades das relações constituídas entre as instituições e os agentes desse
campo e de outros que compõem o mundo social, especialmente com os campos da educação
e do trabalho As escolhas discursivas expressam sentidos, argumentos e tensões que
caracterizam a emergência desta agenda, inicialmente nos espaços de participação social e
com maior expressividade na gestão do SUS a partir dos anos 2002. A dissertação aponta
alguns mecanismos discursivos que caracterizam a as relações entre as CNS e a formulação
de políticas de formação profissional em saúde ao longo do processo de estruturação do SUS,
quais sejam: pressão e legitimação, que coexistem nos documentos e conformam as
perspectivas da capacidade instituinte dos discursos das CNS nas políticas do SUS. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Profissional em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Política de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Conferências Nacionais de Saúde | |
Subject in Portuguese | Participação Social | pt_BR |
Title | A formação profissional em saúde no Brasil pós-1988: aspectos das Conferências Nacionais de Saúde e das Políticas Públicas | pt_BR |
Alternative title | The health professional training in post-1988 Brazil: aspects of the National Health Conferences and Public Policy | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Koifman, Lilian | pt_BR |
Abstract | The training of health professionals has been a widely discussed agenda in Brazil and in the
world. Some of the issues which mobilize this debate are the emphasis of biomedical
curricula, insufficient amount of professionals and their concentration in urban centers, the
quality of teaching, the difficulty of workers to respond to the population health needs and, in
the case of Brazilian professional, the dialogue with the principles of the Unified Health
System (SUS). Considering the guideline of community participation in the SUS and the
possibility of National Health Conferences (CNS) reveal important aspects of the history of
social policies in the country, this Dissertation discusses the issue of education for health
professionals in Brazil post-1988, from analysis of this issue in the CNS and its relation to the
formulation of public policy by the Ministry of Health. From the theoretical-conceptual
standpoint, were used as reference some concepts and methodological artifacts inscribed in
the work of the French sociologist Pierre Bourdieu. The approach of the study is qualitative
and documentary analysis was the primary means for its realization. The main data sources
were the final reports of the CNS, the texts of the policies of the Ministry of Health on health
professional training in the period from 1988 to 2010 and the literature on the subject. We
used thematic content analysis, defining as categories of analysis: rationalities of knowledge
and health practices; curricular changes; relations between the Ministry of Health and
Ministry of Education. The analysis suggests that the discourses on health professional
training, whether in CNS or the MS policy, as part of the phenomena for a given field – the
health field - keeps the specifics of the relationship established between the institutions and
the actors in this field and others who make up the social world, especially in the education
and work fields. In this context, the discursive choices express meanings, arguments and
tensions which characterize the emergence of this agenda, initially in the areas of social
participation and with greater expressiveness in the SUS from the year 2002. The paper points
out some discursive mechanisms that characterize the relations between the CNS and the
training policies formulation in health throughout the process of structuring the SUS, which
are: pressure and legitimation, which coexist in the documents and shape the prospects of
instituting capacity the speeches of the CNS in the policies of SUS. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Professional Training | |
Subject | Health Policy | |
Subject | National Health Conferences | |
Subject | Social Participation | |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |
DeCS | Conferências de Saúde | pt_BR |
DeCS | Participação Comunitária | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |