Advisor | Oliveira, Sérgio Pacheco de | pt_BR |
Author | Isnal, Adailton | |
Access date | 2011-05-04T12:36:27Z | |
Available date | 2011-05-04T12:36:27Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | ISNAL, Adailton. Necessidades de informação para escolas técnicas do SUS. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.other | BR526.1; R370.113, I84n | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2462 | |
Abstract in Portuguese | As Escolas Técnicas de Saúde do SUS são estruturas criadas para promoverem ações formativas dos trabalhadores de nível médio da saúde. Estas ações vêm sendo desenvolvidas em todos os estados brasileiros, com grande desenvoltura, pelas 36 escolas que formam a Rede de Escolas Técnicas de Saúde do SUS RETSUS. As ações de planejamento e gestão das escolas são geralmente apoiadas por precários dados, que tem gerado informações pouco consistentes à tomada de decisão. As experiências já desenvolvidas com a intenção de criação de um sistema de informação para a rede partiram sempre de decisão vertical, que não propiciaram às escolas discussões prévias sobre suas necessidades de informação. Estes sistemas tiveram vida curta, pois não geraram beneficio na rotina da gestão das Escolas Técnicas de Saúde do SUS. Este trabalho trata da apresentação e discussão de uma proposta de estruturação de um sistema de informação para atender ao conjunto de necessidades de informação de Educação Profissional, para a gestão pedagógica das ETSUS. O estudo utiliza a metodologia de modelagem de banco de dados relacional, definindo um conjunto de dados e especificações, um modelo conceitual e algumas demandas para os usuários finais da escola. Descreve o contexto da problemática e a motivação que levaram a construção da proposta. Aborda conceitos de Tecnologia da Informação como subsidio para uma melhor compreensão do tema. Apresenta comentários, conclusões e sugestões dos resultados sobre questões metodológicas do uso da visão do usuário final como ponto de partida e os modelos construídos. Propõe a utilização da proposta na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, a ampliação do estudo para outras ETSUS e a aproximação com outras instâncias com vistas à integração de sistemas de informação e a utilização conjunta de dados de outras bases. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistemas de Informação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
Title | Necessidades de informação para escolas técnicas do SUS | pt_BR |
Alternative title | Information needs for technical schools of the SUS | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | The SUS Technical Schools were created to promote educational actions of middle-level health technicians. These initiatives have been developed in all Brazilian states with great ease by the 36 schools that form the Network of Schools of Health SUS - RETSUS. The planning and the management of those schools are usually supported by precarious data that has generated little consistent information for decision-making. Experiments have already been developed with the intention of creating an information system for the network always started from approach without promoting discussions about their information needs. These systems were short-lived, because not generate benefits in the routine management of the schools. This text discusses the presentation and discussion of a proposal to construct an information system to take into account all the information needs of the professional education for the management of the ETSUS. The study uses the methodology of relational database modeling, defining a set of data and specifications, a conceptual model and some demands from the end users of the school. Describes the context of the problem and the motivation that led to the construction of the proposal. Discusses concepts of Information Technology as a subsidy to a better understanding of the subject. Displays comments, conclusions and suggestions of the results on methodological issues of using the vision of the End User as a starting point and models built. Finally proposes the implementation of the model on the Professor Valéria Hora Technical School, and to expand the study to other ETSUS and rapprochement with other bodies within the view to integrate information systems and the shared use of data from other databases. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Information System | |
Subject | Health Professional Education | |
Subject | Human Resources in Health | |
Member of the board | Freire, Sérgio Miranda | |
Member of the board | Andrade, Carla Lourenço Tavares de | |
Member of the board | Oliveira, Sérgio Pacheco de | |
Member of the board | Almeida, Rosimary Terezinha de | |
Member of the board | Vieira, Ana Luiza Stiebler | |
DeCS | Sistemas de Informação | |
DeCS | Educação Profissionalizante | |
DeCS | Educação em Saúde/recursos humanos | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |