Author | Rosse, Cássio Gomes | |
Author | Carlétti, Chrystian | |
Author | Massarani, Luisa Medeiros | |
Access date | 2018-03-04T16:10:00Z | |
Available date | 2018-03-04T16:10:00Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | ROSSE, Cássio Gomes; MASSARANI, Luisa Medeiros; CARLETTI, Chrystian. Evolução e Natureza tropical uma proposta para o ensino de Evolução em um Museu de Ciência. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 12, p. 35-48, 2015. | pt_BR |
ISSN | 2178-2911 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25045 | |
Abstract in Portuguese | Estudos mostram que estudantes de todos os níveis, professores e o público de uma maneira geral possuem concepções mal fundamentadas ou até mesmo incorretas sobre a natureza das ciências. Uma das temáticas científicas mais instigantes, porém menos compreendidas, é a Evolução Biológica. O ensino dessa disciplina tem sido tratado de forma superficial na Educação Básica, ou mesmo suprimido, inclusive com alguns erros conceituais graves. Uma abordagem que valorize os aspectos históricos e filosóficos atrelados à teoria evolutiva pode favorecer o entendimento do processo social e gradativo de construção do conhecimento, além de propiciar uma melhor compreensão dos conceitos científicos. O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições de uma proposta de ensino não formal que buscou abordar o tema da Evolução sob uma perspectiva histórica. A proposta envolveu visita guiada de dois grupos de alunos de baixa renda, em um total de 15 jovens, à exposição Evolução e Natureza Tropical, em cartaz no Museu Ciência e Vida, em Caxias, Rio de Janeiro. Essa exposição
valoriza a natureza tropical como fonte de inspiração para os naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace para a proposição, de forma independente, da teoria da Evolução por seleção natural. Enfatiza, também, aspectos sociais relacionados à vinda desses naturalistas ao Brasil, como sua interação com os nativos e o contexto brasileiro em que ainda existia a escravidão. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada em observações por meio de filmagem em vídeo e questionários. Os resultados indicam que os estudantes consideraram a exposição interessante e de linguagem acessível. Indicam, ainda, que os conteúdos ali discutidos foram de fácil
compreensão e atenderam às expectativas dos alunos. Entre os tópicos que eles tiveram especial interesse, destaca-se a história de vida de Wallace. Nossos dados sugerem que essa proposta possui potencial para despertar o interesse de jovens sobre o tema e contribuir na discussão de como lidar com a complexa situação do ensino de Evolução. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | restricted access | |
Subject in Portuguese | Ensino não formal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Divulgação científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Evolução | pt_BR |
Title | Evolução e natureza tropical: Uma proposta para o ensino de evolução em um museu de ciência | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | Studies show that students of all levels, teachers and public in general have ill-founded or even incorrect concepts about the nature of Science. One of the most exciting scientific themes, but least understood, is Biological Evolution. The teaching of this subject has been treated superficially in basic education, or even deleted, including some serious misconceptions. An approach that values the historical and philosophical aspects linked to evolutionary theory can help to understand the social and gradual process of knowledge construction, besides it provides a better understanding of scientific concepts. This paper has the aim to discuss the contributions of non-formal
education proposal which used an historical perspective to talk about Biological Evolution. The proposal involved two groups of 15 low-income students guided tour to the exhibition Evolução e Natureza Tropical (Evolution and Tropical Nature) at Museu Ciência e Vida (Science and Life Museum), in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. This
exhibition emphasizes tropical nature as a source of inspiration for naturalists Charles Darwin and Alfred Wallace for the proposal of Evolution by natural selection theory in an independent way. It also emphasizes social aspects related to the coming of these naturalists to Brazil as their interaction with native people and Brazilian context in
which slavery was present. It was used a qualitative research methodology based on observations through videos and questionnaires. The results indicate that the students thought the exposition was interesting and the language was accessible. They also indicate that the contents discussed there were easily understood and they were
according to their expectations. Among the topics they had special interest was Wallace’s life story. Our data suggest that this proposal has the potential to attract the interest of students on the subject and contribute to the discussion of how to deal with the complex situation of teaching evolution. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Non Formal Teaching | pt_BR |
Subject | Scientific Divulgation | pt_BR |
Subject | Teaching Evolution | pt_BR |
DeCS | Comunicação e divulgação científica | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Pesquisa qualitativa | pt_BR |