Advisor | Dias, Marcos Augusto Bastos | |
Author | Silva, Monique Felix Ribeiro da | |
Access date | 2018-03-12T18:08:32Z | |
Available date | 2018-03-12T18:08:32Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | SILVA, Monique Felix Ribeiro da. Informações sobre parto e puerpério: estratégias e conteúdos da educação em saúde no pré-natal. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25225 | |
Abstract in Portuguese | Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi o de conhecer as informações partilhadas pelos profissionais de saúde nas ações educativas com gestantes primíparas sobre as possibilidades na assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério ao longo da assistência pré-natal e a metodologia utilizada para trabalhar o conteúdo destas informações. Método: Trata-se de um estudo de caso realizado em uma clínica da família, qualitativo, com gestantes primíparas de risco habitual, sobre as informações recebidas sobre o trabalho de parto, o parto, aleitamento materno e os cuidados no puerpério durante o pré-natal realizado em uma clínica da família. O estudo incluiu também entrevistas com os profissionais de saúde responsáveis pela realização das atividades de educação pré-natal na unidade estudada. Foram feitas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e depois transcritas. Para a análise do material foi utilizada a análise Temática. Resultados: A educação pré-natal se configurou como uma atividade importante para os profissionais que realizavam essas ações na unidade e para as gestantes que participaram das mesmas. Para os profissionais esta atividade precisa ser mais valorizada por todos os profissionais e principalmente pela gerência da unidade, que deve incentivar a realização das atividades e proporcionar uma capacitação para os profissionais, visando uma maior qualidade na execução das atividades educativas. O conteúdo das atividades educativas foi bem amplo, envolvendo as questões referentes à gestação, parto e puerpério; preparando e oferecendo informações úteis para que as mulheres pudessem se preparar para esse momento. Em relação à metodologia utilizada na realização dos grupos, houve uma predominância do uso do modelo dialógico, o qual proporcionou um melhor diálogo e troca constante entre profissionais e gestantes. O uso desse modelo permitiu uma maior participação das mulheres, com ativa troca de experiência resultando em construções coletivas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação Pré-Natal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Boas Práticas | pt_BR |
Title | Informações sobre parto e puerpérioestratégias e conteúdos da educação em saúde no pré-natal | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2017 | pt_BR |
Departament | Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Rede Cegonha | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |