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dc.contributor.authorSilva, Paul Hindenburg Nobre de Vasconcelos
dc.contributor.authorLima, Maria Luiza Carvalho de
dc.contributor.authorMoreira, Rafael da Silveira
dc.contributor.authorSouza, Wayner Vieira de
dc.contributor.authorCabral, Amanda Priscila de Santana
dc.date.accessioned2018-04-23T13:20:30Z
dc.date.available2018-04-23T13:20:30Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationSILVA, P. H. N. DE V. et al. Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 2, p. 409–415, abr. 2011.
dc.identifier.issn1518-8787
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26026
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar a distribuição espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta no estado de Pernambuco. MÉTODOS: Estudo ecológico de base populacional, usando os dados de mortalidade por acidentes de motocicletas ocorridos de 01/01/2000 a 31/12/2005. As unidades de análise foram municípios. Para a análise da distribuição espacial dos óbitos foram construídos coefi cientes médios de mortalidade, tendo como numerador os óbitos por acidentes de motocicletas registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade e, como denominador, a população do centro do período. Utilizaram-se técnicas de análise espacial, suavização do coefi ciente pelo método bayesiano empírico local e o diagrama de espalhamento de Moran, aplicados sobre a base cartográfi ca digital do estado. RESULTADOS: O coeficiente médio de mortalidade por acidentes de motocicletas em Pernambuco foi de 3,47/100 mil habitantes. Dos 185 municípios, 16 faziam parte de cinco conglomerados identifi cados com coefi cientes de mortalidade que variaram de 5,66 a 11,66/100 mil habitantes, considerados áreas críticas. Três dessas áreas localizam-se na região de desenvolvimento sertão e duas no agreste. CONCLUSÕES: O risco de morrer por acidente de motocicleta é maior nas áreas de conglomerado em regiões fora do eixo metropolitano, sugerindo medidas de intervenção que considerem o contexto de desenvolvimento econômico, social e cultural.
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.subject.otherMotocicletas
dc.subject.otherAcidentes de Trânsito, mortalidade
dc.subject.otherEstudos Ecológicos
dc.titleSpatial study of mortality in motorcycle accidents in the State of Pernambuco, Northeastern Brazil
dc.title.alternativeEstudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco
dc.typeArticle
dc.identifier.doi10.1590/S0034-89102011005000010
dc.description.abstractenOBJECTIVE: To analyze the spatial distribution of mortality due to motorcycle accidents in the state of Pernambuco, Northeastern Brazil. METHODS: A population-based ecological study using data on mortality in motorcycle accidents from 01/01/2000 to 12/31/2005. The analysis units were the municipalities. For the spatial distribution analysis, an average mortality rate was calculated, using deaths from motorcycle accidents recorded in the Mortality Information System as the numerator, and as the denominator the population of the mid-period. Spatial analysis techniques, mortality smoothing coefficient estimate by the local empirical Bayesian method and Moran scatterplot, applied to the digital cartographic base of Pernambuco were used. RESULTS: The average mortality rate for motorcycle accidents in Pernambuco was 3.47 per 100 thousand inhabitants. Of the 185 municipalities, 16 were part of five clusters identified with average mortality rates ranging from 5.66 to 11.66 per 100 thousand inhabitants, and were considered critical areas. Three clusters are located in the area known as sertão and two in the agreste of the state. CONCLUSIONS: The risk of dying from a motorcycle accident is greater in conglomerate areas outside the metropolitan axis, and intervention measures should consider the economic, social and cultural contexts.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Medicina Social. Recife, PE, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil.
dc.creator.affilliationSecretaria de Saúde da Cidade do Recife. Departamento de Vigilância e Saúde. Recife, PE, Brasil.
dc.subject.enMotorcycles
dc.subject.enAccidents, Traffic, mortality
dc.subject.enEcological Studies
dc.subject.decsAcidentes, Tráfego / mortalidade
dc.subject.decsTeorema de Bayes
dc.subject.decsBrasil / epidemiologia
dc.subject.decsHumanos
dc.subject.decsIncidência
dc.subject.decsMotocicletas / estatística & dados numéricos
dc.subject.decsTopografia Médica
dc.subject.decsPopulação urbana
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