Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28259
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
08 Trabalho decente e crescimento econômico09 Indústria, inovação e infraestrutura
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHADORES DO SUS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO DISTRTITO SANITÁRIO V, MUNICÍPIO DO RECIFE - PE
Pessoal de Saúde
Credenciamento
Desenvolvimento Tecnológico
Relações Interpessoais
Mercado de Trabalho
Santos, Helton Bruno Feitosa dos | Data do documento:
2011
Título alternativo
Permanent education in the formation and development of SUS workers: an analysis of education activies in the sanitary district V, the city of Recife - PEAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
As mudanças nas formas e estruturas de trabalho têm contribuído para as constantes inovações tecnológicas e a globalização. A nova dinâmica do trabalho é moldada pela era digital e pelas relações interpessoais no mundo. Esse atual mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais do trabalhador. Todas essas mudanças nas estruturas e no modelo de atenção proposto pelo SUS resultaram na necessidade de profissionais cada vez mais qualificados, e capazes de interagir em situações novas, as constantes mudanças e a utilizarem novas tecnologias da informação. Nesse cenário, a Politica de Educação Permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores, incorporando o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem; modificando substancialmente as estratégias educativas, a partir da prática como fonte de conhecimento e de problemas. Porém, apesar dos esforços do Ministério da Saúde para produzir mudanças nos processos de formação de trabalhadores do SUS, ainda são frequentes os modelos de formação centrados em práticas pedagógicas distanciadas da resolução dos problemas cotidianos das equipes de saúde. No presente trabalho, foi realizada uma investigação com o propósito de analisar o processo de implantação da Educação Permanente aos trabalhadores de saúde, identificando os processos de formação ofertados aos profissionais de saúde do DS V, no período de 2009 à 2010, através de uma pesquisa exploratória, tendo em vista que não existia registro dessas informações. Os resultados revelaram que há uma concorrência entre dois projetos de formação, conforme ocorre em todo o município
Resumo em Inglês
The changes in the forms and frameworks have contributed to the constant technological
innovation and globalization. The new dynamics of work is shaped by the digital age and the
interpersonal relationships in the world. This current labor market is increasingly demanding
of the worker. All these changes in the structures and the model of care proposed by SUS
resulted in the need for more qualified professionals, and able to interact in new situations, the
constant changes and use new information technologies. In this scenario the Statement of
Continuing Education is an important change in the conception and practice of training
workers, incorporating teaching and learning to everyday life of organizations and social and
labor practices in the real context in which they occur, modifying substantially the educational
strategies from the practice as a source of knowledge and problems. But despite the efforts of
the Ministry of Health to produce changes in the processes of formation of SUS workers, are
still frequent training models focused on teaching practices apart from solving the everyday
problems of health teams. In this paper, an investigation was undertaken in order to analyze
the process of implementation of Continuing Education for health care workers, identifying
the processes of training offered to health professionals DS V in the period 2009 to 2010
through a survey exploratory, given that there was no record of such information. The results
showed there is a competition between two training projects, as occurs throughout the
municipality. There still exist a large number of activities offered through training, no
continuity, and offered in parallel with other activities organized to molds and assumptions of
continuing education. They point to the need to expand the permanent education actions in the
DSV and thus consolidate the implementation of this policy.
DeCS
Sistema Único de SaúdePessoal de Saúde
Credenciamento
Desenvolvimento Tecnológico
Relações Interpessoais
Mercado de Trabalho
Compartilhar