Advisor | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Author | Ferreira, Rebeca Viana | |
Access date | 2018-09-13T13:37:17Z | |
Available date | 2018-09-13T13:37:17Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | Ferreira, Rebeca Viana. A educação como instrumento de promoção da saúde no enfrentamento da violência estrutural: uma revisão de literatura. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28732 | |
Abstract in Portuguese | O Brasil se apresenta como uma sociedade, que carrega em sua história a marca da violência estrutural, ou seja, uma violência que se expressa na forma de descaso com a população referente a elementos básicos da vida em sociedade como a saúde e a educação. É neste cenário que se configura a preocupação com os grupos excluídos na perspectiva de modificação de uma lógica excludente e hierarquizante. O pensamento da promoção de saúde, aliado às práticas educativas está associado ao enfretamento das iniquidades históricas, a fim de promover saúde visando a organização popular e do trabalho político, possibilitando a conquista dos direitos sociais. Consiste em um trabalho de revisão de literatura, realizado na base de dados eletrônica do Scielo. Tem como objetivo caracterizar como a educação vem sendo entendida e empregada como instrumento de promoção da saúde no enfrentamento da violência estrutural. Para tanto, pretende identificar como a educação está sendo vista como instrumento de promoção da saúde no meio científico, estabelecer uma co-relação entre a educação a promoção da saúde no enfrentamento da violência estrutural, bem como, levantar dificuldades encontradas pelas ações de educação na saúde. Foram identificadas como categorias de análise os aspectos conceituais da promoção e educação em saúde, a relação da educação em saúde com a violência estrutural, e ainda as dificuldades vivenciadas nas ações educativas no setor saúde. Os artigos trabalhados apresentam consenso referente aos conceitos de promoção da saúde, bem como da educação inserida neste processo, entretanto eles são abordados sob óticas distintas tendo como base os eixos da promoção da saúde. Além disso, foi possível perceber uma certa indefinição dos termos educação popular e educação em saúde, uma vez que compreendem perspectivas teóricas distintas e são, por vezes, usados sem distinção. Apesar de todas as dificuldades desse processo, com a participação efetiva dos diversos setores da sociedade é possível superá-las, todavia percebe-se a necessidade de se ampliar a discussão sobre como a educação pode realmente promover a saúde tendo como aspecto fundante todos os eixos da promoção | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Promoção da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Popular | pt_BR |
Title | A educação como instrumento de promoção da saúde no enfrentamento da violência estrutural: uma revisão de literatura | pt_BR |
Alternative title | Education as a tool for health promotion in tackling the structural violence: a literature review | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2011-04-26 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Especialização em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Brazil stands out as a society, which bears the mark on its history of structural
violence, the violence that is expressed in the form of neglect of the population
regarding the basic elements of social life, such as, health and education. It is within
this framework that sets up the concern with excluded groups in view of modifying a
hierarchical and exclusionary logic. The thought of health promotion, allied to the
educational practices of coping is associated with the historical inequities, to promote
health seeking grassroots organization and political work, enabling the achievement
of social rights. It consists of a work of literature review, held in electronic databases
Scielo. Aims to characterize how education has been understood and used as a tool
for health promotion in the face of structural violence. To do so, pretend to identify
how education is being seen as a tool for health promotion in the scientific
community, to establish a correlation between education health promotion in tackling
the structural violence, as well as to raise difficulties for the actions of education in
health. Were identified as categories of analysis the conceptual aspects of health
promotion and education, the relationship of health education with structural violence,
and even the difficulties experienced in educational activities in the health sector. The
articles have worked consensus regarding the concepts of health promotion and
education included in this process, however they are dealt with distinct optical axes
on the basis of health promotion. Moreover, it was possible to detect a certain
confusion of terms popular education and health education, since they include
different theoretical perspective and are sometimes used interchangeably. Despite all
the difficulties of this process, with the effective participation of different sectors of
society can overcome them, but realizes the need to broaden the discussion about
how education can really promote the health aspect as with all founding lines
promotion. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Health Promotion | pt_BR |
Subject | Health Education | pt_BR |
Subject | Popular Education | pt_BR |
Member of the board | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Member of the board | Lages, Itamar | |
DeCS | Promoção da Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação da população | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |