Author | Bastos, Olga Maria | pt_BR |
Author | Deslandes, Suely Ferreira | pt_BR |
Access date | 2010-08-23T16:00:23Z | |
Available date | 2010-08-23T16:00:23Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | BASTOS, Olga Maria; DESLANDES, Suely Ferreira. Adolescer com deficiência mental: a ótica dos pais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 79-87, fev. 2009. | pt_BR |
ISSN | 1413-8123 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/288 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho tem como objetivo conhecer a representação da adolescência para os responsáveis por adolescentes com deficiência mental. Como metodologia, utilizamos a análise de narrativas de pais de adolescentes com deficiência mental. Baseamo-nos, principalmente, nas orientações de Thompson (1998) e Byron-Good (1996). Embora os pais reconhecessem nos filhos algumas características próprias da adolescência, nem sempre os consideravam como adolescentes, devido à pouca autonomia que possuíam. Muito freqüentemente, não propiciavam uma educação que contribuísse para uma maior autonomia dos filhos, ressentindo-se da falta de referências de como se comportar diante das mudanças de comportamento deles. Tendo em vista a constatação da importância da aquisição de uma maior autonomia para que os adolescentes tenham o reconhecimento deste período do desenvolvimento humano e possam vivenciá-lo da melhor forma possível, é neste sentido que algumas ações devem se desenvolver. Se forem apresentadas novas oportunidades de aprimoramento das competências e habilidades dos adolescentes com deficiência mental que ampliem seus " horizontes" , muitos poderão alcançar uma melhor autonomia que possibilite sua participação nas tomadas de decisão sobre seu destino e a vivência satisfatória de todas as etapas do seu ciclo de vida. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Adolescente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Deficiência mental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Narrativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Transtornos Mentais | pt_BR |
Title | Adolescer com deficiência mental: a ótica dos pais | pt_BR |
Alternative title | Being adolescent with mental disability: the point of view of the parents | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S1413-81232009000100013 | |
Abstract | The purpose of this paper was to understand the meaning adolescence has for parents of adolescents with mental disability. The methodology used was the narrative analysis according to the guidelines of Thompson (1998) and Byron-Good (1996). Although the parents identified some typical characteristics of adolescence in their children, not always they did in fact consider them adolescents due to their lack of autonomy. Quite often the parents did not meet the family life education needs of their disabled children helping them to become more independent. The lack of information about how to act in face of the behavioral changes involved in adolescence was a source of resentment. In view of the importance of greater autonomy, actions should be developed to help these adolescents recognize this stage of human development and to live this period the best way possible. When- mentally disabled adolescents are given the opportunity to improve their competences and abilities and to expand their horizon, they will be able to become more autonomous and able to live all stages of life in a satisfactory way. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Adolescent | pt_BR |
Subject | Family | pt_BR |
Subject | Mental disability | pt_BR |
Subject | Narratives | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |