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ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS EM SAÚDE NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)
Cooperação Internacional
África
Instituições Acadêmicas
Educação Profissional em Saúde Pública
Azevedo, Anderson Leonardo de | Data do documento:
2016
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Biblioteca Emília Bustamante. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O tema abordado neste trabalho reflete os resultados parciais da dissertação do autor defendida em 2016, cujo objetivo foi analisar as condições em que se encontram as bibliotecas das instituições de formação de trabalhadores técnicos em saúde dos Palop, com as quais a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio mantém parcerias de cooperação internacional, a fim de subsidiar as ações de cooperação desenvolvidas pela mesma, no âmbito da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. Os resultados da pesquisa mostraram que: a maior parte dos trabalhadores nas bibliotecas não tem formação específica para a atividade; os recursos físicos são insuficientes, como ainda o espaço e a localização das bibliotecas; os recursos tecnológicos carecem de melhoria, incluindo-se o acesso a Internet. Concluiu-se que as condições apresentadas pelas bibliotecas pesquisadas são insuficientes para oferecer suporte à formação da força de trabalho em nível técnico, como ainda, para subsidiar a atividade docente, uma vez que, além da insuficiência e desatualização das obras disponíveis, há também precariedade nas instalações, mobiliário e equipamentos.
DeCS
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