Advisor | Vilar, Rosana Lúcia Alves de | |
Author | Campos, Iranilde Oliveira | |
Author | Nóbrega, Evaneide da Silva | |
Author | Carvalho, Maria de Guadalupe dos Santos | |
Author | Lima, Conceição de Maria Oliveira | |
Access date | 2018-10-29T12:59:05Z | |
Available date | 2018-10-29T12:59:05Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | CAMPOS, Iranilde Oliveira; NÓBREGA, Evaneide da Silva; CARVALHO, Maria de Guadalupe dos Santos; LIMA, Conceição Maria de Oliveira. Estágios curriculares e a relação ensino serviço: uma ferramenta para a gestão saúde. 2008. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Trabalho e Educação no SUS) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29766 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com caráter propositivo, que caracteriza os estágios curriculares dos cursos de formação na área da saúde, realizados nos municípios de Teresina do Estado Piauí e Mossoró e Santa Cruz do Estado do Rio Grande do Norte; identifica as principais dificuldades nos estágios e apresentam subsídios para uma política de estágios nos referidos municípios. A coleta de dados foi feita através de levantamento bibliográfico e de documentos, revisão das informações já coletadas no exercício de enlace inter-modular do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e entrevistas para complementação de informações. A análise dos dados considerou as várias fontes, interpretando seus significados. Os resultados apontam que as dificuldades dos estágios são naturezas variadas e estão relacionadas a diferentes aspectos: organizativos, pedagógicos e estruturais. Refletindo a desarticulação ainda muito presente entre o órgão formador e as instituições de saúde, reafirmando a necessidade da formação de uma rede articulada entre ensino-serviço, para que se tenha nos municípios uma política de estágios articulada as demandas do Sistema Único de Saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estágio Curricular em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Integração Ensino-Serviço | pt_BR |
Title | Estágios curriculares e a relação ensino serviço: uma ferramenta para a gestão saúde | pt_BR |
Alternative title | Internships and the teaching service: a tool for managing health | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2008 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Especialização em Gestão do Trabalho e Educação no SUS | pt_BR |
Abstract | The present work is a descriptive and exploratory study, with a propositional essence,
which qualifies internships that take place in the city of Teresina, State of Piaui and Mossoro
and Santa Cruz, State of Rio Grande do Norte, envisaged in the curriculum of graduating
courses in the Health area. It also identifies the main difficulties found in internships and
exposes subsides to a new internship policy for the mentioned municipalities. Data collection
was made through bibliographic and documental survey, re-examination of previously
collected information for the exercise of interlacing of the Specialization Course in
Management of Health Work and Education and interviews with the purpose of enriching
information. Data analysis has considered various sources, interpreting its meanings. The
results show that difficulties found in internships are due to various reasons and are related to
different aspects, which are: organizational, pedagogical and structural. It indicates the
disarticulation still very present between the graduating entity and health institutions, reaffirming the needs of creating an articulate link between teaching and working, so that then
there is an internship policy which lives up to the demands of the Brazil’s Unified Health
System. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Graduating in the Health Area | pt_BR |
Subject | Internship envisaged in the Health Curriculum | pt_BR |
Subject | Integration between Teaching and Working | pt_BR |
Member of the board | Vilar, Rosana Lúcia Alves de | |
DeCS | Bolsas e Estágios | pt_BR |
DeCS | Gestão em Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação Superior | pt_BR |