Advisor | Ferraz, Sarita de Sales | |
Author | Silva, Roberta Rayssa Magalhães da | |
Access date | 2018-12-24T12:37:47Z | |
Available date | 2018-12-24T12:37:47Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | SILVA, Roberta Rayssa Magalhães da. Núcleo de Educação Permanente na Saúde: um plano de intervenção em Jaboatão dos Guararapes - PE. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30757 | |
Abstract in Portuguese | A Educação Permanente se baseia na aprendizagem significativa e possibilita o desenvolvimento pessoal daqueles que trabalham na Saúde, como, também, a melhoria do processo de trabalho das instituições e conseqüente melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários dos serviços. Com a proposta de realizar as atividades de educação na saúde, de maneira sistemática e realizar, de forma integrada com as gerências, a organização e acompanhamento dos resultados das qualificações, é apresentado o Plano de Intervenção para a criação do Núcleo de Educação Permanente na Saúde (NEPS), na Secretaria de Saúde da Jaboatão dos Guararapes. Levando em consideração que o município não possui um núcleo que integre as atividades de educação na saúde a importância de realizar o planejamento das atividades, estabelecer metas, aplicar metodologias significativas e avaliar os resultados das qualificações, como estratégia para a transformação das práticas em todos os âmbitos do sistema, se torna evidente. Contando com sete gerências, que direta e indiretamente, interferem no processo de trabalho dos profissionais que estão na assistência e necessitam de uma relação dialógica com a gestão, a criação do NEPS é uma oportunidade de modificar a rotina de atividades de educação na saúde que acontecem de forma aleatória, utilizando metodologias que trazem pouco impacto para a temática trabalhada e consomem muito tempo dos trabalhadores, que deixam o serviço para participar desses eventos. Através de oficinas de planejamento, execução de atividades de educação permanente que se integrem à rotina dos trabalhadores em seus locais de trabalho, definição de metas e monitoramento dos indicadores definidos, o NEPS aproxima os objetivos de gestores e trabalhadores da saúde, a fim de que as atividades de educação na saúde resultem em benefício para todos os envolvidos no processo, gestores trabalhadores e usuários da saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação na Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Permanente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestão da Educação na Saúde | pt_BR |
Title | Núcleo de Educação Permanente na Saúde: um plano de intervenção em Jaboatão dos Guararapes - PE | pt_BR |
Alternative title | Center for Continuing Education in Health: a plan for action in Jaboatão Guararapes - PE | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2012 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde | pt_BR |
Abstract | The Continuing Education is based on meaningful learning and personal
development enables those working in health, as also the improvement of the work of
institutions and thus improve the quality of care provided to service users. With the
proposal to carry out health education activities, and conduct a systematic way, in an
integrated manner with management, organization and follow up skills, is shown
Intervention Plan for the creation of the Center for Continuing Education in Health
(NEPS), the Secretary of Health Jaboatão Guararapes. Taking into consideration that
the municipality does not have a core that integrates the activities of health education
to realize the importance of planning activities, set goals, and implement meaningful
methods to evaluate the results of qualifications as a strategy for the transformation
of practices in all areas of the system becomes evident. With seven managements,
which directly and indirectly, interfere with the process of working professionals who
are in need of assistance and a dialogic relationship with the management, creation
of NEPS is an opportunity to modify the routine health education activities that
happen randomly, using methodologies that bring little impact to the theme crafted
and too time consuming for workers who leave the service to participate in these
events. Through workshops on planning, implementing permanent educational
activities that integrate the routine of workers in their workplaces, setting goals and
monitoring the indicators set, the NEPS approaching the objectives of managers and
health workers, so that education activities result in health benefits for everyone
involved in the process, managers and users of health workers. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Health Education | pt_BR |
Subject | Continuing Education | pt_BR |
Subject | Education Management in Health | pt_BR |
Member of the board | Ferraz, Sarita de Sales | |
Member of the board | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Pessoal de Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |