Advisor | Maia e Silva, Maria Carmelita | |
Author | Lima, Denise Lopes Timóteo | |
Access date | 2018-12-24T12:55:25Z | |
Available date | 2018-12-24T12:55:25Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | LIMA, Denise Lopes Timóteo. Morbimortalidade no trânsito: o cenário de uma capital após a municipalização. 2008. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30758 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo descreve a evolução dos acidentes de trânsito em Recife, Pernambuco, Brasil, entre 1993 e 2007. Os acidentes de transporte constituem a segunda causa de morte por violência, superada apenas pelos homicídios. Em 1997 foi instituído o Novo Código de Trânsito Brasileiro, que trouxe a municipalização do trânsito. Em 2001, a Política Nacional de Redução da morbimortalidade por acidentes e violência veio somar dando mais uma ferramenta para o enfrentamento do problema. O número de mortos, feridos e sequelados fez com que o setor saúde percebesse esta causa como um importante agente no incremento da demanda por serviços médico-hospitalares. Nos últimos cinco anos, o trânsito fez 1.046 vítimas fatais em Recife. O diagnóstico da nossa realidade foi feito após a análise dos bancos de dados do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Foram calculados indicadores como taxa de mortalidade, risco relativo e percentual. Em vários países o crescimento de veículos de duas rodas está associado ao aumento do número de traumatismos causados pelo trânsito. Constatou-se que existe uma tendência de redução da mortalidade das vítimas do trânsito, mas um aumento no número de vítimas com ferimentos. O risco relativo de acidente para os usuários de motocicleta em relação aos que andam de carro foi de 11,65 em 2003 para 14,49 em 2007. A persistência de elevada freqüência de vítimas dos acidentes de trânsito indica a necessidade de intensificar esforços para a mudança de comportamento de motoristas e pedestres. Para atuarmos nessa problemática a busca por dados geradores de informação deverá ser uma constante já que os cenários das grandes cidades são dinâmicos e demandam articulações e esforços intersetoriais | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
Subject in Portuguese | Coeficiente de Mortalidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Causas Externas | pt_BR |
Title | Morbimortalidade no trânsito: o cenário de uma capital após a municipalização | pt_BR |
Alternative title | Morbimortality in transit: the scenario of a capital after municipalization | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2008-08-01 | |
Departament | Departamento de Saúde Coletiva | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães | |
Place of Defense | Recife/PE | |
Program | Programa Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | |
Member of the board | Maia e Silva, Maria Carmelita | |
Member of the board | Moreira, Mário Fabiano dos Anjos | |
DeCS | Acidentes de Trânsito/mortalidade | pt_BR |
DeCS | Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos | pt_BR |
DeCS | Coeficiente de mortalidade | pt_BR |
DeCS | Causas externas | pt_BR |
DeCS | Estudos Epidemiológicos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |