Author | Gruzman, Carla | |
Author | Siqueira, Vera Helena F. de | |
Access date | 2019-01-08T11:22:11Z | |
Available date | 2019-01-08T11:22:11Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | GRUZMAN, C.; SIQUEIRA, V. H. F. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 402-423, 2007. | pt_BR |
ISSN | 1579-1513 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30907 | |
Abstract in Portuguese | Neste artigo evidenciamos a centralidade dada nos últimos anos à dimensão educativa dos museus de ciências e uma transformação nesse conceito, apoiada por formulações que vêm sendo produzidas em fóruns internacionais e por cientistas de várias formações. Mostramos que de forma articulada a desafios colocados por deslocamentos culturais ocorridos a partir do final do século XX, crescentemente essas instituições vêm assumindo um compromisso institucional como serviço público e com a educação integral ao longo da vida dos indivíduos; e, buscando novas alternativas para melhorar o processo de comunicação com o público visitante, no intuito de romper com modelos tradicionais de transmissão de conhecimento. Apresentamos por fim alguns desafios que permanecem para consolidar o papel dessas instituições como lugar de construção de cidadania. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação em museus de ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Deslocamentos culturais em museus | pt_BR |
Title | O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais | pt_BR |
Alternative title | The Educational Role of the Science Museums: challenges and conceptual changes | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | This article brings into evidence the centrality given lately to the educational role of the science museums as well as a change on the education concept over the years, based upon formulations produced at international forums and by scientists from different backgrounds. Parallel to challenges introduced by late cultural displacements, it is shown that an institutional engagement as public services compromised with permanent education has increasingly taken place among these museums. Also, it is verified how these institutions are seeking new alternatives to improve the communication with the public, parting away with the traditional knowledge transmission models. Finally, we present some remaining challenges to consolidate the role of the science museums as sites of citizenship construction. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para as Ciências de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Subject | Education in science museums | pt_BR |
Subject | Science education | pt_BR |
Subject | Cultural displacements in museums | pt_BR |
DeCS | Exposições Científicas | pt_BR |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |