Author | Silva, Clélia Christina Mello | |
Author | Guimarães, Mauro | |
Access date | 2019-02-05T16:19:11Z | |
Available date | 2019-02-05T16:19:11Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SILVA, Clélia Christina Mello; GUIMARÃES, Mauro. Mudanças climáticas, Saúde e Educação ambiental como Política Pública em tempos de crise socioambiental. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1151-1170, 2018. | pt_BR |
ISSN | 0104-8740 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31434 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel da educação ambiental crítica como promotora da saúde e sugere a sua utilização como política pública prioritária nos processos de adaptação e mitigação dos problemas ambientais decorrentes de mudanças climáticas. Discute, ainda, a crise socioambiental e a saúde planetária; as interferências das mudanças climáticas na saúde; a divergência terminológica das vertentes educacionais para a discussão dos problemas ambientais; o papel da educação e do educador ambiental e a Educação Ambiental crítica como promotora da Saúde, capaz de construir do coletivo para o coletivo, uma sociedade resiliente às mudanças climáticas e em sintonia com a natureza. O artigo apresenta, assim, diferentes formas de viabilizar a praticidade
do discurso teórico. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mudanças climáticas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Pública | pt_BR |
Title | Mudanças climáticas, Saúde e Educação Ambiental como Política Pública em tempos de crise socioambiental | pt_BR |
Type | Article | |
Abstract | This work shows a re0 ection on the role of critical environmental education as a health promoter and suggest its use as a priority public policy in the processes of adaptation and mitigation of environmental problems caused by climate changes. Discuss in this article, the socio- environmental crisis and planet’s health; the interferences of climatic changes in health, the terminological divergence of educational areas for the discussion of environmental problems; the role of education and the environmental educator and Critical Environmental Education as a promoter of the One Health, able to construct from the collective to the collective, a society resilient to the climatic changes and in balance with nature. The article show diferent ways to make feasible the theoretical discourse. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Pós-Graduação em Educação. Seropédica, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. Curso de Pós-Graduação em Educação. Nova Iguaçu, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Environmental education | pt_BR |
Subject | Climate changes | pt_BR |
Subject | Unique health | pt_BR |
e-ISSN | 2178-2865 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 13 Ação contra a mudança global do clima | |