Advisor | Fonseca, Maria do Carmo | |
Advisor | Schall, Virgínia Torres | |
Advisor | Santos, Ana Cristina | |
Author | Campos, Helena Maria | |
Access date | 2019-04-08T19:50:51Z | |
Available date | 2019-04-08T19:50:51Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | CAMPOS, Helena Maria. Diálogos com adolescentes sobre relações amorosas, cidadania sexual e democracia íntima: proposições para uma Educação em Saúde Emancipatória. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto René Rachou. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz; Universidade de Coimbra. Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32418 | |
Abstract in Portuguese | A saúde sexual de adolescentes se constitui um campo de práticas e investigação em Saúde
Coletiva, devido à iniciação sexual desprotegida, baixo uso de métodos de proteção, reduzido
uso de preservativos em todas as relações sexuais, gravidez na adolescência, ISTs/AIDS,
iniquidades de gênero, dentre outros agravos. Esta pesquisa teve por objetivo compreender os
significados e sentidos das vivências afetivo-sexuais e os saberes sobre direitos sexuais
entre adolescentes na contemporaneidade para subsidiar propostas educativas emancipatórias
que promovam saúde sexual. Este estudo de abordagem qualitativa busca entender os
significados e sentidos que os sujeitos atribuem aos fenômenos, as relações que estabelecem,
correlacionando-os ao contexto sócio histórico em que se inserem e às teorias que
fundamentam as interpretações. O referencial teórico-metodológico é o das representações
sociais, entendidas como modalidades de conhecimento prático ou senso comum. O trabalho
de campo foi realizado com adolescentes de idade entre 14 a 18 anos, alunos do Ensino
Médio de uma escola pública em Belo Horizonte. Na coleta de dados utilizou-se de
entrevistas, semiestruturadas e individuais, optou-se pela análise de conteúdo para a
interpretação das informações. Os resultados apontam que direitos sexuais são preconizados
em legislações nacionais e internacionais como direitos humanos, imprescindíveis para a
vivência saudável e segura da sexualidade, entretanto não estão sendo efetivados na prática.
Evidenciou-se que a precariedade da vida, iniquidades de gênero, silenciamentos, negação de
direitos sexuais, informações qualificadas insuficientes afetam a saúde sexual de adolescentes,
além disso, que não há como garantir saúde sexual sem o exercício pleno da cidadania sexual,
sem um amplo conhecimento e usufruto dos direitos sexuais. A iniciação sexual vem
ocorrendo cada vez mais cedo e tem sido preocupação de profissionais de saúde e de
educação. A análise dos dados demonstrou que para a maioria de adolescentes entrevistados
os significados atribuídos ao sexo seguro são reduzidos ao medo de pegar doenças e da
gravidez, associados à prevenção e ao saber biomédico. Entretanto, para alguns adolescentes o
conceito de sexo seguro deve ser ampliado, de modo a incluir maior igualdade entre os
parceiros, conscientização crítica sobre sexualidade, equidade de gênero, sexo consensual,
livre de coerções e de violências íntimas. Assinalam-se contradições nos relacionamentos
amorosos entre adolescentes no mundo contemporâneo que precisam ser compreendidas e
explicitadas para favorecer escolhas conscientes e responsáveis. Concluímos que há fatores
psicológicos, culturais, sociais e políticos associados à saúde sexual, contudo relações
amorosas, direitos sexuais e sexo seguro são temas motivadores e prioritários na promoção da
saúde sexual de adolescentes. É indispensável promover o amor e prevenir a violência no
namoro. Os direitos sexuais, os direitos humanos, bem como a saúde sexual só serão
garantidos na medida em que adolescentes sejam reconhecidos e se reconheçam como
portadores de saberes e direitos. Há desafios que precisam ser enfrentados como a
implementação da saúde sexual na atenção primária e a educação em sexualidade nas escolas
para todos adolescentes. A Educação em Saúde Emancipatória baseada no referencial teórico
da Educação para a Consciência Crítica de Paulo Freire e na Justiça Cognitiva de Boaventura
de Sousa Santos propicia diálogos criativos entre os saberes científicos e os saberes nãocientíficos,
amplia a compreensão dos fenômenos e potencializa ações coletivas de luta por
democracia íntima e saúde sexual. | pt_BR |
Sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Adolescente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Sexual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sexualidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Direitos Sexuais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Title | Diálogos com adolescentes sobre relações amorosas, cidadania sexual e democracia íntima: proposições para uma educação em saúde emancipatória! | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2017 | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou | pt_BR |
Defense Institution | Universidade
de Coimbra | pt_BR |
Place of Defense | Belo Horizonte/MG | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Abstract | The sexual health of adolescents constitutes a field of practice and research in Collective
Health, due to unprotected sexual initiation, low use of methods of protection, reduced use of
condoms in all sexual relations, teenage pregnancy, STIs / AIDS, iniquities of gender, among
other diseases. Sexual health has been defined as a field of practice and research that focuses
on the understanding of sexuality and has been studied from various points of view because of
its complexity and the multifactors that affect people's sexual experiences. This research
aimed to understand the meanings of the affective-sexual experiences and knowledge about
sexual rights among adolescents in contemporaneity to subsidize educational emancipatory
proposals that promote sexual health. This qualitative study seeks to understand the meanings
that the subjects attribute to the phenomena, the relationships they establish, correlating them
to the socio-historical context in which they are inserted and to the theories that underlie the
interpretations. The theoretical-methodological framework that bases this study is the social
representations, understood as modalities of practical knowledge or common sense. Fieldwork
was carried out with adolescents aged between 14 and 18 years, high school students from a
public school in Belo Horizonte. In the data collection we used in-depth, semi-structured and
individual interviews, we opted for content analysis to the interpretation of the information.
The results indicate that sexual rights are advocated in national and international laws as
human rights, essential for the healthy and safe living of sexuality, but are not being
implemented in practice. It has been shown that precariousness of life, gender inequities,
silencing, denial of sexual rights, insufficient qualified information affect the sexual health of
adolescents, and that there is no way to guarantee sexual health without the full exercise of
sexual citizenship without a broad knowledge of sexual rights. Sexual initiation has been
occurring earlier and has been a concern for health and education professionals. Data analysis
has shown that for most adolescents interviewed the meanings attributed to safe sex are
reduced to the fear of disease and pregnancy, associated with prevention and biomedical
knowledge. However, for some adolescents the concept of safe sex should be broadened to
include greater equality among partners, critical awareness of sexuality, gender equity,
consensual sex, freedom from coercion and intimate violence. There are contradictions in the
love relationships between adolescents in the contemporary world that need to be understood
and explained to favour conscious and responsible choices. We conclude that there are
psychological, cultural, social and political factors associated with sexual health, but love
relationships, sexual rights and safe sex are motivating and priority themes in the promotion
of adolescent sexual health. It is essential to promote love and prevent dating violence.
Sexual rights, human rights and sexual health will only be guaranteed to the extent that
adolescents are recognized as holders of knowledge and rights. There are challenges that need
to be addressed such as the implementation of sexual health in primary care and sexual
education in schools for all adolescents. The Emancipatory Health Education based on the
theoretical reference of Education for the Critical Consciousness of Paulo Freire and on the
Cognitive Justice of Boaventura de Sousa Santos provide creative dialogues between
scientific knowledge and non-scientific knowledge, broadens the understanding of the
phenomena and potentiates collective actions of struggle for intimate democracy and sexual
health. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Subject | Adolescent | en_US |
Subject | Sexual Health | en_US |
Subject | Sexuality | en_US |
Subject | Sexual Rights | en_US |
Subject | Health Education | en_US |
Member of the board | Guilam, Maria Cristina | |
Member of the board | Fonseca, Maria do Carmo | |
Member of the board | Martins, Bruno Sena | |
Member of the board | Navarro, Pablo Pérez | |
Member of the board | Firmo, Josélia Oliveira Araújo | |
Member of the board | Modena, Celina Maria | |
Member of the board | Simão, Andréa Branco | |
Member of the board | Lima, Eloisa Helena de | |
Member of the board | Presot, Ivanete Milagres | |
DeCS | Psicologia do Adolescente | pt_BR |
DeCS | Saúde Sexual | pt_BR |
DeCS | Direitos Sexuais e Reprodutivos | pt_BR |
DeCS | Sexualidade | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |