Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Assis, S. G. | |
Autor | Avanci, J. Q. | |
Autor | Oliveira, R. V. | |
Fecha de acceso | 2019-05-13T14:53:10Z | |
Fecha de disponibilización | 2019-05-13T14:53:10Z | |
Fecha de publicación | 2009 | |
Referencia | ASSIS, Simone G.; AVANCI, Joviana Quintes; OLIVEIRA, Joviana Quintes. Socioeconomic inequalities and child mental health. Revista de Saúde Pública, v. 43, supl. 1, p. 92-100, 2009. | pt_BR |
ISSN | 0034-8910 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33045 | |
Resumen en Portugués | OBJETIVO: Analisar a associação de determinantes sociodemográficos com o desenvolvimento de problemas de comportamento e de competência social em crianças. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 479 escolares entre seis e 13 anos de idade, da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas em São Gonçalo (RJ), em 2005. Foram investigadas variáveis socioeconômicas, estrutura familiar, escolaridade dos pais, cor da pele da criança, problemas de comportamento e competência social. Foram calculadas razões de prevalência com respectivo intervalo com 95% de confiança. Os dados apresentados foram expandidos para a população de alunos da rede de ensino investigada. RESULTADOS: Crianças abaixo da linha de pobreza, de cor da pele negra, com pais com baixa escolaridade, e vivendo em famílias monoparentais ou compostas por madrasta/padrasto apresentaram mais precária competência social e mais problemas de comportamento. À medida que se elevavam os fatores de risco, crescia a prevalência das crianças com baixa competência social e problemas de comportamento. CONCLUSÕES: A associação entre os determinantes sociodemográficos com a maior prevalência de problemas de comportamento e com mais precária competência social em crianças requer que ações preventivas e de assistência sejam tomadas como prioridade para as políticas públicas, minorando a existência de dificuldades sociais e emocionais infantis graves, que podem se manter até a vida adulta. | pt_BR |
Idioma | eng | pt_BR |
Editor | Universidade de São Paulo | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Criança | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saúde mental | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Comportamento infantil | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Transtornos do comportamento infantil | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Epidemiologia | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Fatores socioeconômicos | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Desigualdades em saúde | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Estudos transversais | pt_BR |
Título | Socioeconomic inequalities and child mental health | pt_BR |
Título alternativo | Desigualdades socioeconômicas e saúde mental infantil | pt_BR |
Tipo del documento | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S0034-89102009000800014 | |
Resumen en Inglés | OBJECTIVE: To analyze the association between sociodemographic determinants and the development of social competence and behavior problems in children. METHODS: Cross-sectional study performed with 479 school children aged between six and 13 years, enrolled in the fi rst grade of public elementary schools of the city of São Gonçalo, Southeastern Brazil, in 2005. Socioeconomic variables, family structure, parents’ level of education, child ethnicity, and social competence and behavior problems were analyzed. Prevalence ratios with respective 95% confi dence intervals were calculated. Data shown were expanded to the population of students of the school network investigated. RESULTS: Children who were below the poverty line, who had black skin color, whose parents had low level of education, and lived with single-parent families or comprised by stepmother/stepfather showed lower social competence and more behavior problems. The higher the risk factors, the higher the prevalence of children with low social competence and behavior problems. CONCLUSIONS: The association between sociodemographic determinants and higher prevalence of behavior problems and lower social competence in children requires that preventive and care actions should be prioritized by public policies, reducing severe social and emotional diffi culties in children, which may continue into adulthood. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Child | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Mental health | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Child behavior | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Child behavior disorders | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Disorders | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Socioeconomic factors | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Socioeconomic factors | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Cross-sectional studies | pt_BR |
e-ISSN | 1518-8787 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
-
INI - Artigos de Periódicos [3646]