Author | Oliveira, Denise Figueira | |
Author | Rodriguez, Lucia R. de La Rocque | |
Author | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Access date | 2019-06-04T11:21:53Z | |
Available date | 2019-06-04T11:21:53Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | OLIVEIRA, Denise Figueira; RODRIGUEZ, Lucia R. de La Rocque; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 17, p. 541-567, jul. 2012. | pt_BR |
ISSN | 1806-8405 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33345 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo examina a proposta das teses e dissertações
na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no
Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do
Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em uma espécie de “estado da arte”,
identifica a potência criativa do diálogo entre essas duas grandes áreas
do conhecimento humano e suas possibilidades inovadoras para o
ensino de ciências dos nossos dias. A abordagem metodológica foi a
pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e foram observados os
seguintes parâmetros: a intencionalidade na criação ou apropriação de
expressões artísticas ou estéticas, como parte da interdisciplinaridade
proposta para o ensino de ciências, e a reflexão teórica sobre o diálogo
entre ciência e arte. As conclusões apontam para a rediscussão do
lugar e do sentido da cultura no ensino de ciências e para a relevância
de um programa de pós-graduação nessa área que inclua a diversidade
de formação como característica para propostas inovadoras. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ciência e Arte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Biociências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cultura | pt_BR |
Subject in Portuguese | Criatividade | pt_BR |
Title | Ciência e Arte: um "Entre-lugar" no ensino de Biociências e Saúde | pt_BR |
Alternative title | Science and Art: an "In-between place" in the teaching of Bioscience and Health | pt_BR |
Alternative title | Ciencia y arte: un “lugar intermedio” en el Programa de Posgrado en Enseñanza en Biociencias y Salud | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.21713/2358-2332.2012.v9.302 | pt_BR |
Abstract | This study examines the thesis and dissertation proposals in
science and art research, defended from 2004 to 2009 at the Bioscience
and Health Teaching Graduate Program of the Oswaldo Cruz Institute/
Fiocruz. Using a “state of the art” framework, it identifies the creative
power of the dialogue between those two great areas of human
knowledge and its innovative possibilities for science education
nowadays. The methodological approach was qualitative research
of an interpretive nature. The following parameters were observed:
intentional creation or appropriation of artistic or aesthetic expressions,
as part of an interdisciplinary proposal for science education, and
theoretical reflection on the dialogue between science and art. The
conclusions point to a new discussion of the place and meaning of
culture in Science Teaching and to the relevance of a graduate program this field that includes the diversity of undergraduate formation as a
characteristic of innovative proposals. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este estudio examina la propuesta de las tesis de doctorado
y los trabajos finales de maestría en la línea de investigación Ciencia
y Arte, presentados de 2004 a 2009 en el Programa de Posgrado en
Enseñanza en Biociencias y Salud del Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.
En una especie de “estado de arte”, identifica la potencia creativa del
diálogo entre estas dos grandes áreas del conocimiento humano y sus
posibilidades innovadoras para la enseñanza de las ciencias en los
días de hoy. El abordaje metodológico fue la investigación cualitativa
de naturaleza interpretativa y fueron observados los siguientes
parámetros: la intencionalidad en la creación o apropiación de
expresiones artísticas o estéticas como parte de la interdisciplinaridad
propuesta para la enseñanza de ciencias y la reflexión teórica sobre
el diálogo entre ciencia y arte. Las conclusiones apuntan hacia la
rediscusión del lugar y del sentido de la cultura en la enseñanza de
las ciencias y hacia la relevancia de un programa de posgrado en esta
área que incluya la diversidad de formación como característica para
propuestas innovadoras. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Subject | Science and Art | pt_BR |
Subject | Bioscience Teaching | pt_BR |
Subject | Culture | pt_BR |
Subject | Creativity | pt_BR |
Subject in Spanish | Ciencia y Arte | pt_BR |
Subject in Spanish | Ensenãnza de Biociencias | pt_BR |
Subject in Spanish | Cultura | pt_BR |
Subject in Spanish | Criatividad | pt_BR |
e-ISSN | 2358-2332 | |