Advisor | Fragoso, Viviane Muniz da Silva | |
Author | Soares, Marilia Amável Gomes | |
Access date | 2019-07-23T19:31:20Z | |
Available date | 2019-07-23T19:31:20Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SOARES, Marilia Amável Gomes. O uso de applets e apps no ensino de química: possibilidades e limitações. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Biociência e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34379 | |
Abstract in Portuguese | Um dos grandes desafios existentes do modelo escolar nos dias de hoje é ser um local de descobertas para os alunos, onde eles possam perceber esse ambiente formal como um centro que os estimulará a buscar seus próprios caminhos de aprendizagem. No entanto, apesar de muitas propostas educacionais de boa qualidade, o atual modelo vigente está associado a antigas práticas, não atingindo os objetivos de ser um centro modificador e gerador de indivíduos que levarão a sociedade para o desenvolvimento social e econômico esperado. Com a melhoria das tecnologias, computadores portáteis e dos telefoneis móveis, tornou indispensável o seu uso na rotina de qualquer individuo. Nesse sentido, o objetivo é mostrar as possibilidades e limitações do uso de aplicativos educativos (Applets) de química para o ensino médio, que possa auxiliar os profissionais que buscam usar esses tipos de ferramentas na sua prática letiva a fim de estimular a aprendizagem dos conteúdos abordados Dentro dessa perspectiva, são apresentadas etapas importantes que se inicia com a avaliação do currículo pedagógico e a seleção de conteúdos que se relacione com Applets já existentes, seguido da construção de roteiros para a utilização de atividade virtual como elemento de apoio aos alunos e com isso observar o desempenho dos alunos. Os resultados nos indicam que além da dificuldade de leitura, que dificultou a ação da atividade, existe um analfabetismo relacionado à apropriação e utilização de ferramentas tecnológicas. Percebemos que apesar da possibilidade do uso das tecnologias que estão a sua disposição, um número significativo de alunos não se sentiu motivado em realizar a tarefa e grande parte deles não conseguiu operar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Isso poderá, num futuro próximo, ser o grande desafio a ser vencido dentro das instituições de ensino. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino de química | pt_BR |
Subject in Portuguese | Inovação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Title | O uso de applets e apps no ensino de química: possibilidades e limitações | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2018 | |
Departament | Pós-Graduação em Ensino de Biociência e Saúde | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociência e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Member of the board | Stephens, Paulo Roberto Soares | |
Member of the board | Almeida, Lidiane Aparecida de | |
Member of the board | Veiga, Luciana lima de Albuquerque da | |
DeCS | Aplicativos Móveis | pt_BR |
DeCS | Química | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 09 Indústria, inovação e infraestrutura | |