Advisor | Pinto, Eduardo Fonseca | |
Author | Nascimento, Maria da Penha Peixoto do | |
Access date | 2019-07-25T13:08:33Z | |
Available date | 2019-07-25T13:08:33Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | NASCIMENTO, Maria da Penha Peixoto do. Análise do conteúdo e da abordagem do tema imunologia nos livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34411 | |
Abstract in Portuguese | No contexto brasileiro, os livros didáticos (LD) exercem grande influência na concepção de conteúdos abordados, sendo muitas vezes o único recurso didático de apoio para o professor e para os alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem nas diversas fases de formação do aluno. Nesse sentido, é preciso analisar e discutir as abordagens e os conceitos presentes nos LD utilizados nas várias fases de formação do aluno na perspectiva de detectar e corrigir possíveis erros conceituais e de abordagem encontrados nestes materiais. Pela relevância do conteúdo e da abordagem do tema Imunologia para o entendimento da atuação dos componentes do Sistema Imune (SI), na saúde e na doença, o presente trabalho tem como proposta: analisar os principais assuntos relacionados ao tema Imunologia abordados nas coleções de livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 para distribuição nas escolas públicas brasileiras. Como método de pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de todos os 13 livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD-2017 Os resultados encontrados apontam para a diversidade de constituição e de organização do tema Sistema Imune nos livros didáticos analisados, que o apresentam de forma heterogênea, não havendo uniformidade entre as coleções, e também de forma superficial e algumas vezes equivocada. Todos os livros apresentam uma abordagem predominantemente bélica. Com isso, foi verificado que a apresentação do Sistema Imune presente nos livros analisados corrobora para instituição de uma visão confusa, limitada e fragmentada nos estudantes nesta fase inicial da formação, que pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem do tema Imunologia nas fases posteriores de formação do aluno no ensino médio e na graduação. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Conteúdos do livro didático | pt_BR |
Subject in Portuguese | Imunologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Materiais de Ensino | pt_BR |
Title | Análise do conteúdo e da abordagem do tema imunologia nos livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2018 | |
Departament | Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Alergia e Imunologia | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |