Advisor | Monteiro, Lucia Maria Costa | pt_BR |
Author | Macedo, Cristiana Pessoa Buarque Franco Neto | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:45:30Z | |
Available date | 2011-11-09T14:45:30Z | |
Document date | 2001 | |
Citation | MONTEIRO, Lucia Maria Costa. Escolarizaçäo de crianças com mielomeningocele: a inclusäo como proposta. 2001. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)- Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2001. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3448 | |
Abstract in Portuguese | A mielomeningocele é formada por sacos epiteliais com presença de terminaçöes nervosas que avançam através de um defeito do arco vertebral, contendo líquor e com livre comunicaçäo com o espaço subaracnóideo. A doença geralmente vem acompanhada de outras malformaçöes no sistema nervoso central que promovem atraso no desenvolvimento motor, bexiga neurogênica, distúrbios esfincterianos, déficit cognitivo e hidrocefalia com necessidade de derivaçäo. A criança com mielomeningocele, deve frenqüentar uma escola regular para ter um desenvolvimento cognitivo e psicossocial adequados e, ser alvo de orientaçäo especial adequada sempre que se mostrar necessário. Os esforços para a inclusäo de crianças portadoras de necessidades educativas especiais na escola regular é um movimento mundial.Isto pode ser percebido através de documentos internacionais e, no Brasil, através de leis que vêm estimulando a educaçäo inclusiva. O objetivo principal desta pesquisa foi entender o processo de escolarizaçäo de pacientes com mielomeningocele, crianças na comunidade do Rio de Janeiro, atendidas no IFF. A pesquisa é de natureza descritiva onde se procurou conhecer o percentual de crianças que têm acesso à escola, pública ou particular, nesta comunidade; entender os fatores facilitadores e dificultadores para o acesso e manutençäo destas crianças na escola e, finalmente sugerir modificaçöes para aumentar a adesäo à escolarizaçäo destas crianças. Entrevistaram 63 responsáveis por crianças com mielomeningocele que eram atendidas regularmente no Ambulatório de Mielomeningocele que eram atendidas regularmente no Ambulatório de Miedar particularidade à pesquisa, selecionou-se quatro casos relatados em entrevistas que foram descritos na integra. Encontramos fatores relacionados à escola, à família e à própria criança atuando como dificultadores da matrícula e do processo de escolarizaçäo. Manter a criança na escola se revelou um grande problema ` 6 ) os responsáveis entrevistados. Questöes relacionadas à troca de fraldas, exclusäo de atividades curriculares e extra-curriculares, falta de rampas e corrimäos e carteiras adequadas para a criança estudar e superproteçäo da professora foram citados como complicadores do processo de ensino-aprendizagem. Soluçöes encontradas por grande parte das famílias e das escolas possibilitaram a integraçäo das crianças nas escolas regulares mas a verdadeira inclusäo mostrou-se distante da realidade estudada. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | Escolarizaçäo de crianças com mielomeningocele: a inclusäo como proposta | pt_BR |
Alternative title | Escolarizaçäo of children with mielomeningocele: the inclusion as proposal | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | Março, 2001 | |
Departament | Departamento de Ensino | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança | |
Co-Advisor | Morsch, Denise | |
Abstract | In the state of Rio de Janeiro, Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ) is a public hospital that receives
children with congenital malformations such as myelomeningocele. Myelomeningocele is a congenital malformation produced by
a epithelium-lined sac filled with cerebrospinal fluid in free communication with the spinal subarachnoid space.
Nerve roots, and sometimes the cord, are incorpored within the walls of the sac. In general, myelomeningocele is associated to others central nervous system disorders
such as motor and sensory deficits, neurogenic bladder and sphincters problems, hydroceophalus
and congenitive deficiency.
The child with myelomeningocele as it happens with all children with special needs, should have classes in regular schools to have an adequate cognitive and psycho-social development.
Efforsts for inclusion of all children with special needs are a world tendency. International
agreements and the Brazilian Legislation encourage inclusive educational settings.
The study main goal was to investigate the performance and insertion of patients with myelomeningocele treated in Instituto
Fernandes Figueira school. The percentage of children that has acess
to public or private school in the community and the difficulties to enroll and maintain the children in school were investigated.
Finally, we make suggestions to increase adhesion to learning. Sisty-three parents or relatives were interviewed and four key cases were described so to have qualitative understanding of the problem.
Factors related to school, family andthe children seemed to be related to the dificulties found in the enrollment process and in the maintenance of the child at school.
To maintain the child in school was revealed as a main problem to the majority of parents.
Questions related to diaper changing, exclusion of in and out school activies, lack of handrails or ramps and adequate furniture and teachers high level of protection
were seen as difficulties to the teaching and teachers hig level of protection were seen as dificulties to the teaching and learning process.
Solutions to the problems were found by the majority of the families and schools to integrate children but they were still far from real inclusion. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Meningomielocele | |
DeCS | Disrafismo Espinhal | |
DeCS | Educação Especial | |