Advisor | Batista, Nildo Alves | pt_BR |
Author | Tavares, Maria de Fátima Lobato | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:45:32Z | |
Available date | 2011-11-09T14:45:32Z | |
Document date | 1990 | |
Citation | TAVARES, Maria de Fátima Lobato. A construçäo social do saber pediátrico ao nível da graduaçäo: contribuiçäo ao seu estudo. 1990. 179 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1990. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3464 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste estudo foi uma reflexäo crítica sobre a terminalidade da Formaçäo Pediátrica do México, ao nível de graduaçäo. Representou a tentativa de construçäo social do saber pediátrico, a partir de uma revisäo crítica da normativa oficial e da percepçäo dos recém-graduados. Do ponto de vista metodológico, para alcançar este objetivo, foram selecionados documentos oficiais sobre Educaçäo Médica da Organizaçäo Panamericana da Saúde (OPS), do Ministério da Educaçäo - Secretaria do Ensino Superior e Comissäo de Especialistas do Ensino Médico - (MEC-SESu-CEEM) e, da Associaçäo Brasileira de Educaçäo Médica (ABEM). Foi também realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, com um grupo de recém-graduados, residentes de primeiro ano (R1), em Pediatria, de dois Hospitais Públicos näo universitários, da cidade do Rio de Janeiro, credenciados para Residência. A análise dos dados do material empírico indicaram a base do contraste entre este e as teorias e documentos oficiais sobre o assunto. A partir desses procedimentos, os principais resultados sugerem que há uma situaçäo atual no Ensino Médico - Pediátrico que aponta para a necessidade de um reexame de sua própria finalidade. A concepçäo da criança após análise de suas inúmeras variáveis nos conduziu a uma impressäo final: esta criança näo passa de um sujeito subentendido. A comunicaçäo e a relaçäo médico-paciente no contexto pediátrico pela sua singularidade se mostra intransparente. As atitudes, sentimentos e emoçoes dos recém-graduados evidenciam uma perplexidade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | A construçäo social do saber pediátrico ao nível da graduaçäo: contribuiçäo ao seu estudo | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 1990-03 | |
Departament | Departamento de Ensino | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança | |
Abstract | The purpose of this thesis is to offer a critical reflection on the goal of
pediatric training for the physician upon graduation from medical school. It
represents an attempt to attain a social foundation for pediatric knowledge
based on an introspective review of official standards and perceptions of recent
graduates.
From the standpoint of methology, in order to reach this goal offcial documents
regarding Medical Education were selected from the panamerican Health
Organiszation (PHO),the Ministry of Education (Secretary of Higher Education and
the Commission on Medical Education Specialistas), and the Brazilian Association
of Medical Education. Qualitative research was also carried out among a group of
recent graduates, first-year residents in pediatrics, at two public non-versity
hospitals in the city of Rio de Janeiro that had been accredited as resident
hospitals. Analysis of data the empirical materail showed the basis of the
contrast between the selected research material and theoretical material, and
official documents pertaining to the subject.
These procedures produced results suggesting that the current of pediatric
Eduacation points up the need to reexamine its own final objectives.
The concept of the child, after analyzing the countless variables led to a final
conclusion:the child is simply a person that is not well understood.
Communication and-despite its singularity the doctor-patient relationship is
seen to be characterized by the presence of a barrier.
The attitudes, feelings, feelings and emotions amons among these recent graduates
are evidence of their preplexity. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Pediatria | |
DeCS | Educação Médica | |