Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Batista, Nildo Alves | pt_BR |
Autor | Rocha, Glória Walkyria Fátima | pt_BR |
Fecha de acceso | 2011-11-09T14:45:33Z | |
Fecha de disponibilización | 2011-11-09T14:45:33Z | |
Fecha de publicación | 1992 | |
Referencia | ROCHA, Glória Walkyria Fátima. A Atençäo primária de saúde e o ensino pediátrico de graduaçäo. 1992. 90 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1992. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3468 | |
Resumen en Portugués | O objetivo desse estudo foi o de apresentar uma reflexäo a respeito do ensino médico, através da análise da percepçäo do aluno em final de curso, sobre a relaçäo entre a Atençäo Primária de Saúde e o Ensino Pediátrico de graduaçäo. Isso se justifica por considerar que a Atençäo Primária corresponde ao conjunto de conhecimentos e aprendizagem da Pediatria básica que todo Médico geral deve trazer em sua formaçäo. Do ponto de vista metodológico, trabalhamos com abordagem qualitativa, em nível exploratório, buscando extrair de fala do aluno as Representaçoes Sociais e as Representaçoes Saúde/Doença a respeito da Criança, da Atençäo Primária de Saúde e das Açoes Básicas de Saúde da Criança. A análise dos dados indica que é necessário buscar a intersecçäo na transmissäo dos conhecimentos e garantir o treinamento em serviço correlato. Foi possível ainda discutir a influência que o Mercado de trabalho exerce no perfil do profissional médico e permitiu-nos considerar que para que a Atençäo Primária a Saúde, seja de fato assimilada pelo aluno, é necessário que a sua própria inserçäo no currículo, seja o elemento reordenador das prioridades do ensino médico. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Instituto Fernandes Figueira | |
Derechos de autor | restricted access | |
Título | A atenção primária de saúde e o ensino pediátrico de graduação | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | |
Fecha de la defesa | 1992-05 | |
Departamiento | Departamento de Ensino | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Grau | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança | |
Co-director | Tavares, Maria de Fátima Lobato | |
Resumen en Inglés | This study is intended as opinion on medical eduacation as seen through the eyes of students nearing graduation. Involving the relation between primary health care and pediatric instruction at the MD level, it is justified by the fact that primary care is part of the body of basic pediatric knoledge and the learning processthat should pertainto every phisician's eduacation. From a methodological standpoint,the appreoach has been aimed at qualitative analysis, to determine,using the student's own words,social and health/illness represntations concerning children, as well as primary health practices relative to children. Analysis of data shows that it is necessary to finda where the transmission of knowlege intersects while ensuring trainig in correlated services. It has also possible to discuss the inluence that job market has on the profile of medical professional. Therefore one may conclude that in order for primary health care to bem truly assimilated by the student,it must it must become an actual part of the curriculum as a means of reorganizing the priorities of medical education. | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Pediatria | |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | |
DeCS | Prática Profissional |