Advisor | Corrêa, André Micaldas | |
Author | Moraes, Liliane Barbosa de | |
Access date | 2019-08-12T19:02:43Z | |
Available date | 2019-08-12T19:02:43Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | MORAES, Liliane Barbosa de. Binômio lixo-saúde nas avaliações do ENEM. 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34757 | |
Abstract in Portuguese | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído em 1998, sendo uma avaliação de caráter voluntário e individual, tendo como objetivo principal a avaliação do aluno no término do Ensino Médio. Em 2009, sofreu modificações e passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso em Instituições de Ensino Superior, influenciando de forma significativa os currículos do Ensino Médio, que são adaptados de acordo com as exigências dessa prova. O presente estudo teve como objetivo principal investigar a importância do binômio lixo/saúde no ENEM. Então, procurou-se investigar com que frequência o tema lixo aparece nas avaliações do ENEM, nas edições de 1998 até 2011; verificar se há associação entre lixo e saúde nas questões do ENEM; e identificar os assuntos abordados nas questões que envolvem o tema lixo nessa avaliação. Este estudo se justifica, pois a produção de lixo vem aumentando significativamente na sociedade atual, representando um problema ambiental e de saúde pública. O gerenciamento inadequado desses resíduos pode refletir direta e indiretamente na saúde da população. Este estudo teve caráter exploratório e qualitativo. Este estudo analisou ao todo 1.413 questões, sendo 693 referentes às edições do ENEM do período de 1998 a 2008 e 720 incluindo o período de 2009 até 2011. Encontrou-se apenas 34 questões envolvendo o tema lixo e dessas, apenas cinco relacionavam lixo à saúde humana. A partir dos dados encontrados foi concluído que o ENEM pode ter uma pequena influência na inserção do tema relação lixo-saúde nos currículos de Ensino médio, visto que essa influência pode ser proporcional ao número de questões apresentadas sobre o tema. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Lixo | pt_BR |
Title | Binômio lixo-saúde nas avaliações do ENEM | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2014 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Resíduos Sólidos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 12 Consumo e produção responsáveis | |