Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3477
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso restrito
Coleções
- IFF - Teses de Doutorado [146]
Metadata
Mostrar registro completo
AMAMENTAÇÄO: DO DISCURSO A PRÁTICA - UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÄO DE MULHERES ASSISTIDAS NA MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA-TERESINA, PIAUÍ
Prevalência
Pesquisa Qualitativa
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Percepção Social
Pesquisa Qualitativa
Mulheres
Ramos, Carmen Viana | Data do documento:
2008
Título alternativo
Breast-feeding: of the speech to the practical one - a study on the perception of women attended in the MDER-Teresina - PiauíAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Propôs a conhecer as alegaçöes maternas para o desmame e a percepçäo sobre a assistência em amamentaçäo entre mulheres atendidas na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina-Piauí, um Hospital Amigo da criança. Utilizou-se como metodologia a análise qualitativa do discurso de 24 mulheres que se encontravam em processo de desmame, no período anterior ao quarto mês de vida da criança. Como referencial teórico-metodológico adotou-se a teoria das Representaçöes Sociais. Como ponto de partida realizou-se uma revisäo teórica sobre o tema com vistas a ampliar a compreensäo desse fenômeno. A análise compreensiva permitiu revelar a amamentaçäo como uma experiência complexa e solidária na vida das mulheres,levando-as ao desmame. Destaca-se a necessidade de apoio para a consecuçäo desta prática, näo só por parte do serviço de saúde, como também de outros segmentos da sociedade.A assistência em amamentaçäo prestada revelou um verdadeiro descompasso entre o modelo adotado pela instituiçäo em favor da amamentaçäo até o sexto mês de vida e avivência das mulheres, traduzidas pela impossibilidade de cumpri-lo frente as dificuldades impostas no seu cotidiano. Vale atentar para a necessidade de reformulaçäo no modelo assistencial, no sentido de contemplar, além dos determinantes biológicos, os condicionantes socioculturais que permeiam essa prática.
Palavras-chave
Aleitamento MaternoPrevalência
Pesquisa Qualitativa
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
DeCS
Aleitamento MaternoAvaliação de Programas e Projetos de Saúde
Percepção Social
Pesquisa Qualitativa
Mulheres
Compartilhar