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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34906
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E O PROCESSO DE INOVAÇÃO DE MEDICAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NACIONAL DE GRANDE PORTE
Melo, Camila Sirieiro Abreu | Date Issued:
2019
Alternative title
Knowledge management and the drug innovation process: a case study in a large national pharmaceutical industryAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O setor farmacêutico é um dos mais competitivos e lucrativo do mercado. Assim, para sobreviver nele, a indústria farmacêutica precisa inovar constantemente. A inovação compreende na introdução comercial de um novo produto, serviço ou processo ou na melhoria significativa na funcionalidade ou características de produtos, serviços ou processos já existentes. Para isto, é imprescindível aplicar o conhecimento atual e criar conhecimentos novos continuamente em um ambiente organizacional favorável. Desta forma, a gestão do conhecimento (GC), que envolve o processo dinâmico de identificação, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento, aplicação e proteção do conhecimento, proporciona uma vantagem competitiva importante no mercado. O objetivo desta pesquisa é identificar como a gestão do conhecimento é aplicada no processo de inovação de medicamento em uma indústria farmacêutica nacional de grande porte, com a finalidade de propor posteriormente melhorias em GC. A metodologia consistiu em um estudo de caso único exploratório. O mapeamento, identificação e análise do processo de inovação nesta indústria farmacêutica foi conduzida por meio de análise de documentos e pelo método de observação participante, sendo utilizada a ferramenta Bizagi Modeler para modelar este processo. A análise da aplicação da gestão do conhecimento no processo de inovação foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos. A partir dos resultados desta pesquisa foi possível identificar que a empresa estudada aplica algumas práticas de GC. Entretanto, há processos que necessitam ser mais estruturados e sistematizados a fim de promover soluções inovativas mais eficientes, tais como: preservação da memória organizacional, elaboração e compartilhamento de boas práticas por toda organização, aproveitamento do capital intelectual minimizando perdas por desligamento e aposentadoria, desenvolvimento de atividades estruturadas de aprendizagem para evitar erros e retrabalhos, condução de uma gestão do competências baseada em lacunas de conhecimentos críticos para organização etc. Desta forma, baseado nestes resultados e a revisão da literatura, foram sugeridas melhorias na condução da gestão do conhecimento no processo de inovação em medicamento na indústria farmacêutica estudada.
Abstract
The pharmaceutical sector is one of the most competitive and lucrative ones in the
market. Thus, in order to survive in it, a pharmaceutical industry must constantly
innovate. An innovation consists of commercially introducing a new product, service or
process or significantly improving their existing functionalities or features. In light of
this context, it is crucial to continuously apply actual and new knowledge in a favorable
organizational environment. Because od this, knowledge management (KM), that
includes the dynamic process of knowledge identification, acquisition, development,
sharing, application, and protection, provides an important competitive advantage in
the market. The goal of this research is to identify how knowledge management is
applied to drug innovation processes in a large nationwide pharmaceutical company
in order to propose future improvements in KM. The methodology consisted of an
exploratory case study. The mapping, identification, and the innovation process
analysis of this pharmaceutical company was carried out by document analysis and
participant observation method. The Bizagi Modeler tool was used to format this
process. The analysis of how knowledge management is applied to the drug innovation
process at this company was driven by a semi-structured interview with employees
who work in different areas and hierarchical levels. From the results of this research,
it was possible to identify that the studied company applies some KM practices.
However, there are processes that need to be better structured and systematized to
provide more efficient innovative solutions, such as the preservation of organizational
memory, development and sharing of good practices throughout the organization,
better use of intellectual capital minimizing losses due to job termination and
retirement, development of structured learning activities to avoid errors and rework,
conduct competence management based on general knowledge gaps for
organization, etc. Therefore, based on these results and literature revision,
improvements were suggested in the conduct of knowledge management in drug
innovation processes at the studied pharmaceutical company.
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