Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Monteiro, Maria da Conceição Nascimento | |
Autor | Costermani, Graziela Rodrigues | |
Fecha de acceso | 2019-08-22T11:45:12Z | |
Fecha de disponibilización | 2019-08-22T11:45:12Z | |
Fecha de publicación | 2016 | |
Referencia | COSTERMANI, Graziela Rodrigues. A socianálise e o paradigma da educação para o desenvolvimento sustentável: uma possibilidade de intervenção. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos) - Instituto de Tecnologia em Fármacos / Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34952 | |
Resumen en Portugués | Este trabalho destaca o paradigma do conhecimento e suasdimensões que apontam para necessidade da integração entre os diversossaberes para promover o desenvolvimento, de forma sustentável,considerando-se a emergência para manutenção e a qualidade de vida noplaneta. Apresenta uma reflexão sobre a metodologia Socianalítica, aplicada aprojetos multidisciplinares no contexto do desenvolvimento sustentável, combase na revisão de literatura, a partir de Edgar Morin e da teoria dacomplexidade no paradigma da educação para o futuro. Como metodologiapropõe realizar uma revisão bibliográfica e apresenta uma abordagemdescritiva das dimensões política, econômica, sociocultural, científica, dainovação e da educação. O trabalho destaca a inovação em medicamentos dabiodiversidade, a partir da integração dos saberes popular e científico, com osdiferentes parceiros que compõem a cadeia produtiva de medicamentos dabiodiversidade no modelo em rede. Apresenta a Socianálise como instrumentode intervenção com vistas a desenvolver a integração entre os atores sociaispara a resolução de problemas e conflitos. Identifica o conceito de encomendae de demandas que emergem do processo socianalítico e na formação dasparcerias efetivas, fundamentais no modelo em rede, que representa a basepara o desenvolvimento sustentável, neste setor. Enfatizam-se, ainda,aspectos multidimensionais que viabilizam a organização em sociedade.Propõe-se uma reflexão e discussão sobre as diferentes dimensõesassociadas ao tema, bem como acerca do dispositivo socianalítico comolócus de intervenção em projetos multidisciplinares em vista do modelo deeducação que ainda apresenta-se de forma fragmentada. Os resultadosdemonstram que a integração dos sistemas proposta pela globalização e peloparadigma do conhecimento não se apresenta com toda a sua efetividade, oque pode ser percebido pela fragmentação dos saberes e pela falta de sinergiaentre os diferentes atores sociais. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Socianálise | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Medicamentos da Biodiversidade | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação Integral | pt_BR |
Título | A socianálise e o paradigma da educação para o desenvolvimento sustentável: uma possibilidade de intervenção | pt_BR |
Título alternativo | The socianálise and the paradigm of the education for the sustainable development: a possibility of intervention | pt_BR |
Tipo del documento | TCC | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2016 | |
Departamiento | Instituto de Tecnologia em Fármacos | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos / Farmanguinhos | |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | |
Programa | Pós-Graduação em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos | pt_BR |
Resumen en Inglés | This work highlights the paradigm of knowledge and its dimensions that point to the need of integration between the different knowledge to promote development, in a sustainable way, considering the emergency for maintenance and quality of life on the planet. It presents a reflection on the methodology Socianálitica, applied to multidisciplinary projects in the context of sustainable development, based on literature review, from Edgar Morin and the theory of complexity in the paradigm of education for the future. As a methodology, it proposes to carry out a bibliograph. And presents a descriptive approach to the political, economic, socio-cultural, scientific, innovation and education dimensions. The work highlights the innovation in biodiversity drugs, based on the integration of popular and scientific knowledge, with the different partners that make up the productive chain of biodiversity drugs in the network model. It also presents the Socianálise as an instrument of intervention with a view to developing the capacity of integration between social actors to solve problems and conflicts in the order and in the Demands that emerge from the process of forming effective partnerships. These partnerships are identified as fundamental in the network model, which represents the basis for sustainable development in this sector. It emphasizes, also, multidimensional aspects that allow the organization in society. It is proposed a reflection and discussion on the different dimensions associated to the theme, as well as on the "socianalítico device" like locus of intervention in multidisciplinary projects in view of the education model that still presents itself in a fragmented way. The result of the notes showed that the integration of the systems proposed by globalization and the knowledge paradigm is not presented with all its effectiveness, which can be perceived by the fragmentation of knowledge and the lack of synergy among the different social actors. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Socianalyse | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Sustainable Development | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Biodiversity Medicines | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Integral Education | pt_BR |
Miembros de la junta | Monteiro, Maria da Conceição Nascimento | |
Miembros de la junta | Frickmann, Fabiana dos Santos e Souza | |
Miembros de la junta | Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos | |
Miembros de la junta | Costa, Regina Coeli Nacif da | |
DeCS | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
DeCS | Preparações Farmacêuticas | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 15 Vida terrestre |