Advisor | Brito, Jussara Cruz de | |
Author | Nogueira, Denize da Silva | |
Access date | 2019-08-23T16:40:14Z | |
Available date | 2019-08-23T16:40:14Z | |
Document date | 2013 | pt_BR |
Citation | NOGUEIRA, Denize da Silva. Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade. 2013. xiv,132 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35031 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo é parte de um conjunto de iniciativas de pesquisa e intervenção em
relação ao trabalho e a saúde dos profissionais da educação, articuladas ao Programa de
Formação em Gênero, Saúde e Trabalho nas Escolas e ao site Encontros sobre Vida
Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas – CAP Escola. Seu objetivo é interrogar os
sentidos em circulação acerca do trabalho e da saúde de professores de escolas públicas
em algumas produções discursivas. Como ferramentas teórico-metodológicas, associouse uma abordagem clínica do trabalho, com a contribuição da Psicodinâmica do
Trabalho e da perspectiva ergológica, à perspectiva da análise do discurso de base
enunciativa francesa, especialmente os aportes de Maingueneau e o dialogismo de
Bakhtin. Foram selecionadas e analisadas treze notícias online – do conjunto de trinta e
cinco notícias mapeadas, relativas ao período de janeiro a agosto de 2012. Ao
considerarmos o debate de valores que giram em torno da construção de sentidos sobre
o trabalho e a saúde dos professores verificamos que o polo dos valores mercantis se
sobressai em relação aos polos do político e das gestões (atividade). A lógica presente
nas reportagens analisadas é a da individualização e culpabilização dos professores por
adoecer. A psicologização e o discurso biomédico dos problemas cotidianos fazem com
que o caráter coletivo dos problemas desapareça. Por outro lado, os discursos dos
representantes do governo não propiciam a animação da cadeia dialógica, na medida em
que afirmam conhecer os caminhos para enfrentamento dos problemas. Assim mesmo,
em diversos relatos nas notícias foi possível encontrar sentidos positivos atribuídos
pelos próprios professores à sua atividade, como também a presença de esperança em
uma mudança positiva da maneira que a educação brasileira é tratada. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Circulação de sentidos em discursos sobre o trabalho e a saúde de professores de escolas públicas: interrogações a partir do ponto de vista da atividade | pt_BR |
Alternative title | Circulation of meanings in discourses about work and health of public school teachers: questions from the point of view of activity | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2013 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Neves, Mary Yale Rodrigues | pt_BR |
Co-Advisor | Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará | pt_BR |
Abstract | This study is part of a series of research initiatives and intervention about Educational
Workers, and their work and health initiated by the Formaction in Health, Gender and
Public School Work Program and the website Meetings on Life, Health and Work in
Public Schools. The objective is to interrogate the meanings in circulation about the
work and health of public school teachers in some discursive productions. As theoretical
and methodological tools it was joined a clinical of work, with the contribution of the
psychodynamics of work and ergology perspective; the Maingueneau’s perspective of
discourse analysis and Bakhtin’s dialogism. We selected and analyzed thirteen online
news – from thirty-five news founded, in in the period between January-August 2012.
Considering the values of debate around the construction of meanings about the work
and health of teachers, it is possible to verify that the market polo values become more
visible in relation to the polo of political and managements (activity). The logic present
in the articles analyzed is the individualization and blaming the illness teachers. The
psychologizing and biomedical discourse of everyday problems in school make the
collective sense of the problems disappear. On the other hand, the speeches of
government representatives do not provide the excitement of dialogical, in that claim to
know the ways to face problems. Also, in several reports in the news it was possible to
find positive meanings attributed by the teachers to their activity, as well as the presence
of hope for positive change about the way of treatment the Brazilian educations. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Faculty | pt_BR |
Subject | Occupational Health | pt_BR |
Subject | Work | pt_BR |
Subject | Gender and Health | |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
DeCS | Gênero e Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |