Advisor | Mello, Rosane Reis de | pt_BR |
Author | Rodrigues, Maura Calixto Cecherelli de | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:45:37Z | |
Available date | 2011-11-09T14:45:37Z | |
Document date | 2005 | |
Citation | RODRIGUES, Maura Calixto Cecherelli de. Dificuldade de aprendizagem em escolares de muito baixo peso ao nascer: revisão sistemática da literatura. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3512 | |
Abstract in Portuguese | O número crescente de neonatos de muito baixo peso ao nascer egressos das unidades neonatais implica em maiores morbidades clínica e neurológica nesta população quando comparados aos nascidos com peso normal ou a termo, dentre as quais destacam-se as dificuldades de aprendizagem à idade escolar. O presente trabalho objetivou identificar uma associação entre muito baixo peso ao nascer e dificuldade de aprendizagem, através de revisão sistemática da literatura. A abordagem sistemática corroborou os resultados obtidos a partir de estudos da literatura: os escolares de muito baixo peso ao nascer ainda que intelectualmente normais apresentaram maior risco de evoluir com dificuldades de aprendizagem..A área de desempenho acadêmico mais acometida foi a matemática, em seguida a leitura e, por último, a escrita. O padrão (ou tipo) de dificuldade de aprendizagem mais encontrado foi o de acometimento de múltiplos domínios acadêmicos. entretanto, diversos foram os instrumentos utilizados pelos pesquisadores na identificação e mensuração das dificuldades de aprendizagem. A ausência de uniformidade no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e outros problemas metodológicos como desenhos de estudo e grupos controle inadequados, pequenos tamanhos amostrais, elevado percentual de perdas de seguimento e as diferentes considerações atribuídas aos fatores clínicos e ambientais dificultaram a verdadeira estimativa do efeito de nascer com muito baixo peso nas dificuldades de aprendizagem. Mais estudos prospectivos elaborados e executados sistematicamente se fazem necessários, preferencialmente multicêntricos nacionais e internacionais , para que incapacidades do desenvolvimento como as dificuldades de aprendizagem possam ser acuradamente estimadas e intervenções possam ser feitas que beneficiem os escolares de muito baixo peso ao nascer, suas famílias e a sociedade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | Dificuldade de aprendizagem em escolares de muito baixo peso ao nascer: revisão sistemática da literatura | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2005 | |
Departament | Departamento de Ensino | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher | |
Co-Advisor | Fonseca, Sandra Costa | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Revisão | |
DeCS | Transtornos de Aprendizagem | |
DeCS | Recém-Nascido de muito Baixo Peso | |