Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35340
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
POLIMORFISMOS GÊNICOS DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE, CISTATIONINA BETA-SINTETASE E METIONINA SINTASE: ASSOCIAÇÃO A PERDAS FETAIS RECORRENTES E NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMIAN B12, FOLATOS E HEMOCISTEÍNA
Polimorfismo Genético
Homocisteína
Vitamina B12
Ácido Fólico
Humanos
Feminino
Gravidez
Gene polimorphysms
Homocysteine
Vitamin B12
Folic acid
Humans
Female
Pregnancy
Santos, Wendell Vilas Boas | Fecha del documento:
2006
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Resumen en portugues
A patogênese dos abortos espontâneos envolve interação complexa de diversos fatores genéticos e ambientais. A homocisteína é um aminoácido envolvido em diversos processos metabólicos incluindo metilação e sulfuração, sendo que as concentrações plasmáticas de homocisteína são determinadas por fatores nutricionais, como a ingestão de folatos e vitamina BI2, e de variações na atividade de enzimas decorrentes da presença de polimorfismos gênicos. Atualmente, a elevação da homocisteína plasmática e a deficiência de folatos e vitamina BI2 têm sido associadas a problemas obstétricos, incluindo o aborto espontâneo recorrente. O objetivo deste trabalho foi investigar associações entre os polimorfismos presentes em genes responsáveis pela síntese de proteínas envolvidas no metabolismo da homocisteína e seus substratos e ocorrência de aborto espontâneo recorrente. Foram investigados os polimorfismos C677T e A1298C no gene da enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR); o polimorfismo A2756G no gene da enzima metionina sintase (MS) e a inserção 844ins68 no gene da enzima cistationina beta sintetase (CBS), utilizando o técnica de PCR - RFLP. Os níveis séricos de homocisteína, vitamina BI2 e folatos foram determinados pela técnica de quimioluminescência. As freqüências a1élicas dos po1imorfismos entre 89 mulheres com história de abortos recorrentes e 150 controles foram de 19,1 por cento e 19,6 por cento, respectivamente, para o polimorfismo C677T da MTHFR; 20,8 por cento e 26,0 por cento, respectivamente,para o polimorfismo A1298C da MTHFR; 14,2 por cento e 21,9 por cento, respectivamente, para o polimorfismo A2756G da MS; e 16,4 por cento e 18,0 por cento, respectivamente, para a inserção 844ins68 da CBS. No presente estudo não foram encontradas diferenças significativas entre as freqüências dos polimorfismos nos grupos de mulheres investigadas. Porém, foi encontrada freqüência elevada do polimorfismo 844ins68 da enzima CBS em mulheres com história de perdas fetais recorrentes no terceiro trimestre de gestação (p= 0,035). Os níveis de homocisteína, vitamina B 12 e folato não diferiram entre os diversos genótipos dos polimorfismos investigados nos casos e controles. Os polimorfismos C677T e A 1298C da MTHFR, A2756G da MS e 844ins68 da CBS; e níveis séricos de homocisteína, vitamina B 12 e folato não foram associados com aborto espontâneo recorrente no grupo investigado, sendo que a associação do polimorfismo 844ins68 da CBS deverá ser confirmada em estudos adicionais, visando estabelecer um provável mecanismo para este evento.
Palabras clave en portugues
AbortoPolimorfismo Genético
Homocisteína
Vitamina B12
Ácido Fólico
Humanos
Feminino
Gravidez
Palabras clave en ingles
AbortionGene polimorphysms
Homocysteine
Vitamin B12
Folic acid
Humans
Female
Pregnancy
Compartir