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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35769
Tipo
Material MultimediaDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
05 Igualdade de gêneroColecciones
Metadatos
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ANAMNESIS
Ilustração: Laura Couto
Direção de Arte: Carolina Laubisch
Desenvolvimento: Adrian Laubisch
Coordinador(es)
Colaborador(es)
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este jogo tem o objetivo de informar sobre políticas de saúde relativas à diversidade de gênero e sexualidade e sobre a necessidade de acolhimento adequado à diversidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, o jogo busca sensibilizar profissionais para mostrar o que a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) vivencia na hora de usar os serviços de saúde e como esse trabalhador pode acolhê-la e atendê-la melhor de acordo com as diretrizes do SUS. Neste jogo narrativo, é preciso tomar decisões sobre o acolhimento à diversidade em serviços de saúde. O jogo busca sensibilizar profissionais para mostrar o que a população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Assexuais) pode vivenciar na hora de usar os serviços de saúde e como esse trabalhador pode acolhê-la e atendê-la melhor de acordo com as diretrizes do SUS. Na clínica, o jogador vivencia diversos personagens e encara situações comuns e desafiadoras que demandam sensibilidade, escuta e empatia. Inicialmente na posição de um médico, o jogador deve levantar os dados relatados por seus pacientes, interpretar o conteúdo e sugerir o melhor encaminhamento para cada caso. Logo, porém, o jogador muda de perspectiva: passa a jogar também do ponto de vista dos pacientes, os quais encaram verdadeiras jornadas para chegar até a realização de suas consultas. As situações foram criadas a partir de políticas públicas, cartilhas e materiais didáticos e narrativas de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde. O jogo pode ser customizado para a incorporação de novas histórias.
DeCS
Educação em SaúdeReferencia
DIAS, Cynthia Macedo; QUEIROZ, Raphael Quintanilha; RIBEIRO, Simone Goulart. Anamnesis. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 2019. (Jogo).Notas
Apoio administrativo: Raphael Quintanilha Queiroz - EPSJVIlustração: Laura Couto
Direção de Arte: Carolina Laubisch
Desenvolvimento: Adrian Laubisch
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