Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36997
ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE A UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO E EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: VIVÊNCIA DE APOIO MATRICIAL NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL FESF/FIOCRUZ
Santos, Jairo Oliveira dos | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Resumo
A constituição de redes de atenção à saúde baseia-se no estabelecimento de relações horizontais entre os pontos de atenção e tem a Atenção Primária à Saúde como centro de comunicação. O Acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica é importante também para evitar a sobrecarga dos serviços de urgência. Persiste uma desarticulação das ações e serviços de saúde, o que consequentemente colabora para problemas associados à baixa eficácia e resolutividade da atenção à saúde. O Apoio Matricial permite superar as limitações estabelecidas pela organização tradicional dos serviços de saúde e ampliar as relações entre equipes e diferentes serviços de saúde. O objetivo deste trabalho é descrever atividades de matriciamento desenvolvidas por um residente de Saúde da Família do segundo ano durante o estágio optativo numa Unidade de Pronto Atendimento do município de Camaçari – BA. Consiste em um relato de experiência. Trata-se de um olhar qualitativo, que abordou a temática desenhada a partir de métodos descritivos e observacionais. Nos meses de julho e agosto de 2016, realizou-se avaliações sobre os atendimentos de usuários da área de abrangência da região de saúde 4, onde acontece a atuação da residência multiprofissional em Saúde da Família, em cinco unidades de Saúde da Família, exercitando estratégias de matriciamento que possibilitaram a discussão de casos e qualificação do cuidado. O Apoio Matricial constitui importante modalidade para estruturação da rede de serviços. Demonstra efetividade em propor formas de comunicação eficaz entre as equipes e colabora para a integralidade da assistência.
Compartilhar