Advisor | Rodrigues, Elisandro | |
Author | Collar, Luciane de Almeida | |
Access date | 2019-12-10T13:54:29Z | |
Available date | 2019-12-10T13:54:29Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | COLLAR, Luciane de Almeida. A usabilidade das comunidades de práticas no processo de aprendizagem do curso educação permanente em saúde em movimento. 2016. 35 f. Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37751 | |
Abstract in Portuguese | O tema desse projeto trata-se da avaliação das ferramentas e dos dispositivos de conversação no contexto do ambiente de aprendizagem virtual, sobre a efetividade do design instrucional desenvolvido em Comunidades de Práticas. O objetivo geral é analisar a efetividade da estruturação das Comunidades de Práticas do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Permanente em Saúde em Movimento, ou seja, o design instrucional desse AVA, em especial o menu entradas. Possibilitando, identificar as mudanças necessárias no AVA e apontar possíveis adaptações, de acordo com a proposta do curso, adequando às necessidades e realidade dos usuários. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo e interpretação dos dados e das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. Este AVA contém os seguintes recursos pedagógicos: a Apresentação do Curso, as Entradas, a Caixa de Afecções, o Diário Cartográfico e o Fórum. O menu Entradas são espaços com ofertas para que se possa produzir a trajetória de aprendizagem que estão divididas em cinco hiperlinks (Texto, Texto em Cena, Cena, Experimentações e Outras Ofertas), mas que ao longo da análise verificou-se a necessidade de modificá-la. E ao realizar este projeto, notamos que esse trabalho trará benefícios como: contribuir para o aprimoramento do ambiente virtual para as próximas edições do curso; facilitar a navegação, interação e o processo de aprendizagem dos usuários e contribuir para o aprimoramento do trabalho técnico e pedagógico para a equipe envolvida no processo. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação à distância | en_US |
Subject in Portuguese | Educação continuada | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissionalizante | en_US |
Title | A usabilidade das comunidades de práticas no processo de aprendizagem do curso educação permanente em saúde em movimento | en_US |
Type | TCC | en_US |
Defense date | 2016 | |
Departament | Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Educação a distância | en_US |
DeCS | Educação continuada | en_US |
DeCS | Educação profissionalizante | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |