Author | Campany, Luciana Narciso da Silva | |
Author | Rego, Sergio Tavares de Almeida | |
Access date | 2019-12-17T12:00:14Z | |
Available date | 2019-12-17T12:00:14Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | CAMPANY, Luciana Narciso da Silva; REGO, Sergio Tavares de Almeida. Educação superior em saúde e a perspectiva da atenção no SUS – uma avaliação sobre a formação em odontologia no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38295 | |
Abstract in Portuguese | Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação a formação em odontologia deve contemplar o Sistema Único de Saúde, a atenção integral individual e coletiva, de forma regionalizada e hierarquizada, e gerar um perfil profissional generalista aos egressos. A pesquisa analisou as implicações do ambiente de ensino na formação de alunos de uma faculdade de odontologia do Rio de Janeiro. Analisar a formação de cirurgiões-dentistas, a partir do conceito de profissionalismo, na percepção de professores, alunos e coordenador de curso de uma das escolas públicas de formação em odontologia do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos em pesquisa qualitativa, que contemplou a realização de entrevistas individuais com professores e alunos do último ano da graduação, a realização de grupo focal com alunos e, ainda, observação participante em clínicas previamente estabelecidas de uma das escolas públicas de formação em odontologia do RJ. Após a transcrição das entrevistas, foram feitas leitura e análise criteriosas dos conteúdos obtidos; sistematização das informações; avaliação e compilamento dos dados; estruturação de diálogos entre os dados obtidos e as referências teóricas utilizadas. Como categorias de análise, usamos as bases estruturais do conceito de profissionalismo - expertise, ética e serviço. Os resultados mostraram que a formação de profissionais com o perfil requerido se constitui, ainda, em um grande desafio, que nos faz destacar a importância do papel do docente e do ambiente de ensino na criação das condições necessárias para a formação de egressos que dominem a habilidade técnica requerida para um desempenho profissional de qualidade, assim como a habilidade relacional requerida para o estabelecimento de uma postura ética e respeitosa nas relações entre o profissional e o paciente, os pares e a sociedade. 2) A integração ensino-serviço é uma ferramenta de grande importância na busca pela conformação profissional delineada pelas DCN, o que requer investimento da instituição de ensino no preparo de docentes e preceptores para um melhor aproveitamento dos cenários de aprendizagem, objetivando melhorar a qualidade da educação que produz e o cumprir seu papel social, no que tange à prestação de assistência ética, humanizada e resolutiva à população. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cursos de Graduação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Odontologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção integral individual | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção integral coletiva | pt_BR |
Title | Educação superior em saúde e a perspectiva da atenção no SUS – uma avaliação sobre a formação em odontologia no Brasil | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |