Author | Rojas Soto, Maria das Graças | pt_BR |
Author | Rojas Alvarez, Gabriela | pt_BR |
Access date | 2019-12-17T12:00:15Z | |
Available date | 2019-12-17T12:00:15Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | ROJAS SOTO, Maria das Graças | pt_BR |
Citation | ROJAS ALVAREZ, Gabriela. Desenvolvimento de tecnologias lúdicas para divulgação científica e comunicação em saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38302 | |
Abstract in Portuguese | Tecnologias desenvolvidas a partir de jan 2017. Todas aplicadas na SNCT de 24 a 26/10/2017. Jogos e passatempos com temática em saúde foram desenvolvidos e aplicados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT/2017, em Mato Grosso do Sul. Relatar a utilização de tecnologias lúdicas desenvolvidas para divulgar a Ciência e ampliar a comunicação em saúde com o público jovem – estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas - e a sociedade em geral. O material resultou de pesquisas nos temas: zika, dengue, chikungunya e seu vetor; hospedeiros das zoonoses; suicídio; os números da saúde; sintomas, fatores de risco, doenças e agravos; características de doenças; prevenção em saúde. O formato dos jogos - tabuleiro, dardos, caça-palavras, cruzadas, charadas, adivinhações - alia conhecimentos prévios dos participantes ao prazer da descoberta e reflexão sobre atitudes cotidianas. O público foi agrupado em equipes e monitorado por pesquisadores. Durante a realização do evento, constatou-se intensa participação de crianças,jovens estudantes e professores, que se revezaram nas atividades, retornando inúmeras vezes para repeti-las. Quando finalizado o horário de visitação, eram os expositores que se propunham a jogar. Os jogos e a interação com os pesquisadores envolveram o público na busca de solução para as situações propostas, oportunizando atualização de saberes, troca de experiências e ampliação de conhecimentos em saúde. Quando o processo é participativo e inclusivo, a linguagem acessível, e a atividade divertida, as pessoas parecem se sentir à vontade para tomar parte. Jogos e passatempos parecem despertar a curiosidade, o interesse, e o desafio proposto se vislumbra como um desejo de atravessar um início de “Será que eu sei?” até uma chegada de “Puxa! E não é que eu sei mesmo?”. A grata surpresa da descoberta ao caminhar. Isto não parece ter idade. Tampouco gênero nem classe social. Tecnologias lúdicas revelam potencial de comunicação e divulgação da Ciência, visto que o público abre-se a participar das atividades,percebe ter prazer nelas,convida e desafia outros a se somarem. O interesse no jogo de dardos por adultos, principalmente do sexo masculino, faz refletir sobre as amplas possibilidades e alcance de um jogo tão simples. Aproveitar o prazer suscitado pelo lúdico sugere ser um caminho de sucesso para a Saúde Coletiva. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tecnologias lúdicas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Jogos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Passatempos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Temática em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Semana Nacional de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
Title | Desenvolvimento de tecnologias lúdicas para divulgação científica e comunicação em saúde | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |