Author | Calicchio, Renata Ruiz | |
Author | Montenegro, Luiz Albérico Araújo | |
Author | Mattos, Alessandra Pimentel Barbosa Pinto de | |
Author | Carvalho, Maria Alice Pessanha de | |
Author | Santos, Renato Penha de Oliveira | |
Author | Costa, Delaine Martins | |
Access date | 2019-12-17T12:00:24Z | |
Available date | 2019-12-17T12:00:24Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | CALICCHIO, Renata Ruiz et al. Contribuições para aprendizagem nos serviços: cenários de práticas na cidade do Rio de Janeiro e a experiência da residência multiprofissional em Saúde da Família - ENSP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38350 | |
Abstract in Portuguese | Oficina de Avaliação Final da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP em dezembro/2017. Avaliação da Clínica de Família como cenário do ensino-aprendizagem na formação, apontada pelos docentes, discentes, preceptores e coordenação. Evidenciar os resultados do processo avaliativo e colaborativo que apoiam ações formativas multiprofissionais e intersetoriais. Identificar critérios e práticas produtoras de cuidados coletivos na formação em saúde, bem como desafios nas articulações entre teoria e prática. Os dados foram extraídos do instrumento avaliativo da residência composto por 6 dimensões: Unidade de Aprendizagem do Programa; Equipe Docente (Preceptores, Docentes e Orientadores); Equipe Discente; Cenários de Práticas; Projeto Pedagógico e Ferramentas Pedagógicas. Cada dimensão foi avaliada por suas potencialidades, fragilidades e recomendações. Aqui utilizamos potencialidades e fragilidades da dimensão Cenários de Práticas em dez Clínicas de Família. Potencialidades: inserção em contextos de maior complexidade e vulnerabilidade social; usuários e profissionais de saúde como facilitadores das atividades assistenciais e acadêmicas; presença de egressos da residência nos serviços, e a intersetorialidade contribuem no entendimento do conceito ampliado de saúde. Fragilidades: equipes reduzidas; indefinição quanto ao papel dos residentes nos serviços; falta de apoio institucional aos preceptores e residentes; não implementação do acesso seguro. Educação em serviço requer novas estratégias de organização e da atenção problematizadas nas práticas concretas dos residentes in loco, e dos quadros dirigentes para além do setor saúde. A problematização do processo e qualidade do trabalho (em cada serviço) identificam papel ativo dos alunos na formação, com ênfase na aprendizagem ativa que supere a dicotomia teoria-prática. Os modelos gerencialistas e biomédicos tencionam a formação multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica no RJ. O Projeto Pedagógico da residência supõe olhar multifacetado sobre diversos atores e cenários dinâmicos. Assim, aproximar gerência, equipes mínimas e apoio matricial dos espaços formativos da residência constitui desafio para integração academia/serviços. Fomentar noções de equipe/unidade preceptora, ampliando espaços de diálogo/trocas entre distintos atores, inclusive usuários, requer profissionais capacitados na complexidade do campo da saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Oficina | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Clínica de Família | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação | pt_BR |
Title | Contribuições para aprendizagem nos serviços: cenários de práticas na cidade do Rio de Janeiro e a experiência da residência multiprofissional em Saúde da Família - ENSP | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |