Autor | Ferreira, Nathalia Knopp | |
Autor | Alvarez, Ariadna Patricia Estevez | |
Data de acesso | 2019-12-26T13:17:45Z | |
Data de disponibilização | 2019-12-26T13:17:45Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | FERREIRA, Nathalia Knopp; ALVAREZ, Ariadna Patricia Estevez. Qual profissão seguir? um estudo sobre os dilemas da escolha profissional de jovens estudantes do ensino médio. Revista EDUC, Rio de Janeiro, v. 05, n. 1, p. 113-124, jan./jun. 2018. | pt_BR |
ISSN | 2358-4521 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38829 | |
Resumo | O objetivo desta pesquisa foi investigar a problemática em torno da escolha profissional de jovens cursando o último ano do ensino médio técnico, relacionando-a ao ingresso no ensino superior e ao papel da orientação profissional na escola. Como metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário para identificar que profissões eles pensam seguir, que critérios levam em conta para escolher uma profissão e se acreditam que a orientação profissional poderia ajudá-los. Os principais critérios apontados para a escolha profissional foram: a admiração por pessoas que exercem e possuem as habilidades necessárias, em detrimento de boa remuneração; boa oferta de empregos e valorização social. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Faculdade de Duque de Caxias | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Juventude | pt_BR |
Palavras-chave | Orientação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave | Escolha Profissional | pt_BR |
Título | Qual profissão seguir? um estudo sobre os dilemas da escolha profissional de jovens estudantes do ensino médio | pt_BR |
Tipo do documento | Article | pt_BR |
Resumo em Inglês | The objective of the research was to investigate the professional choice of young students of the last year of high school, relating to university admission and the role of professional orientation. As a methodology, we used the bibliographic review and questionnaires to these students, to identify which professions they think to follow, what criteria they take into account to choose a profession and if they believe that the professional orientation could help. The main criteria chosen for professional choice were: admiration for people who exercise and possess the necessary skills, to the detriment of good remuneration; good job offer and social valuation. | pt_BR |
Afiliação | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Graduação em Pedagogia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Youth | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional Orientation | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional Choice | pt_BR |
DeCS | Escolha da Profissão | pt_BR |
DeCS | Adolescente | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Revisão | pt_BR |