Author | Lyra, Gabriela Franco Dias | |
Author | Assis, Simone Gonçalves de | |
Author | Njaine, Kathie | |
Author | Oliveira, Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de | |
Author | Pires, Thiago de Oliveira | |
Access date | 2020-01-06T12:33:56Z | |
Available date | 2020-01-06T12:33:56Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | LYRA, Gabriela Franco Dias et al. A relação entre professores com sofrimento psíquico e crianças escolares com problemas de comportamento. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 2, p. 435-444, mar./abr. 2009. | pt_BR |
ISSN | 1413-8123 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38991 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre professores com sofrimento psíquico e crianças escolares com problemas de comportamento. Um total de 151 professores avaliou a presença de problemas de comportamento em 372 alunos, através da escala Teacher´s Report Form (TRF). Os alunos foram selecionados através de amostragem por conglomerados e estavam matriculados na primeira série do ensino fundamental. Os professores também responderam a um questionário auto-aplicado a fim de avaliar algumas características pessoais e a presença de sofrimento psíquico (Self Reported Questionnaire SRQ-20). A prevalência de sofrimento psíquico encontrada entre os professores foi de 21,8%. Os resultados mostram percentuais mais elevados na identificação de problemas internalizantes pelas professoras que apresentam sofrimento psíquico. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Sofrimento psíquico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Problemas de comportamento em crianças | pt_BR |
Subject in Portuguese | TRF | pt_BR |
Subject in Portuguese | SRQ-20 | pt_BR |
Title | A relação entre professores com sofrimento psíquico e crianças escolares com problemas de comportamento | pt_BR |
Alternative title | The relation between teachers with psychological distress and schoolchildren with behavior problems | en |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S1413-81232009000200012 | |
Abstract | The present article aims to analyze the relation between teachers suffering from psychological distress and school children with behavioral problems. A total of 372 children were evaluated by teachers through utilizing the Teachers Report Form (TRF). The teachers also answered a questionnaire in order to evaluate some personal characteristics and the presence of psychological distress (Self Reported Questionnaire, SRQ-20). The prevalence of psychological distress found was of 21.8%. The results show that the teachers presenting psychological distress identified higher percentages of internalizing problems in the children. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Psychological distress | pt_BR |
Subject | Behavior problem | pt_BR |
Subject | Children | pt_BR |
Subject | TRF | pt_BR |
Subject | SRQ-20 | pt_BR |
e-ISSN | 1678-4561 | pt_BR |