Author | Ximenes, Liana Furtado | |
Author | Oliveira, Raquel de Vasconcelos Carvalhães de | |
Author | Assis, Simone Gonçalves de | |
Access date | 2020-01-06T12:47:58Z | |
Available date | 2020-01-06T12:47:58Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | XIMENES, Liana Furtado; OLIVEIRA, Raquel de Vasconcelos Carvalhães de; ASSIS, Simone Gonçalves de. Violência e transtorno de estresse pós-traumático na infância. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 2, p. 417-433, mar./abr. 2009. | pt_BR |
ISSN | 1413-8123 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38992 | |
Abstract in Portuguese | O artigo apresenta a prevalência dos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em crianças escolares (6-13 anos) do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Investiga também a associação entre TEPT, violência e outros eventos de vida adversos. O processo de amostragem utilizado foi por conglomerados em três estágios de seleção. Quinhentos pais dos estudantes foram entrevistados sobre o comportamento de seus filhos. Para avaliar os sintomas de TEPT, foi utilizado a Child Behavior Checklist -Posttraumatic Stress Disorder Scale (CBCL). Também foi aplicada a Escala Tática de Conflitos (CTS), que avalia violência familiar, e outros instrumentos que investigam o perfil socioeconômico da criança, a relação familiar, as características da criança e outros eventos de vida difíceis. Foi construído um modelo hierárquico de variáveis associadas ao TEPT, a partir do critério de 5% de significância. A prevalência dos sintomas de TEPT foi 6,5%. A análise estatística multivariada sugeriu um modelo explicativo de TEPT caracterizado por
dezoito variáveis, como algumas características da criança, específicos eventos de vida adversos, violência familiar e outros fatores familiares. Os resultados revelam a necessidade de se trabalhar com a criança
em momentos de sua vida especialmente difíceis, com a intenção de prevenir ou minimizar o seu impacto
no funcionamento mental e social. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | TEPT | pt_BR |
Subject in Portuguese | Violência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Criança | pt_BR |
Subject in Portuguese | Eventos de vida adversos | pt_BR |
Title | Violência e transtorno de estresse pós-traumático na infância | pt_BR |
Alternative title | Violence and post-traumatic stress disorder in childhood | en |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/S1413-81232009000200012 | |
Abstract | The present article aims to analyze the relation between teachers suffering from psychological distress and school children with behavioral problems. A total of 372 children were evaluated by teachers through utilizing the Teachers Report Form (TRF). The teachers also answered a questionnaire in order to evaluate some personal characteristics and the presence of psychological distress (Self Reported Questionnaire, SRQ-20). The prevalence of psychological distress found was of 21.8%. The results show that the teachers presenting psychological distress identified higher percentages of internalizing problems in the children. | en |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | PTSD | en |
Subject | Violence | en |
Subject | Children | en |
Subject | Life events | en |
e-ISSN | 1678-4561 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |