Advisor | Engstrom, Elyne Montenegro | |
Author | Rocha, Deusa Maria Arruda | |
Access date | 2020-02-03T13:44:51Z | |
Available date | 2020-02-03T13:44:51Z | |
Document date | 2019 | pt_BR |
Citation | ROCHA, Deusa Maria Arruda. Arquitetura para monitoramento de filas de espera pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério de Saúde. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília-DF, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39672 | |
Abstract in Portuguese | A Administração Pública é sempre demandada a melhorar a sua performance, a
ser mais responsiva às suas demandas internas e externas e estar preparada a executar
uma boa gestão, examinando os seus resultados e impactos e apresentando um
transparente accountability. Nesse sentido, impera-se a necessidade de inserção de um
sistema de monitoramento. Um sistema para quem está frente a desafios constantes de
gestão por resultados, que possa ganhar insights, para uma performance de sua respectiva
organização. Este estudo se trata de uma proposta de Arquitetura de framework, para
Monitoramento de fila de espera para especialidades clínicas, pela Central Nacional de
Regulação de Alta Complexidade construída até 01/06/2019 e contempla um conjunto de
desenhos e construções que se desenvolveram a partir da compreensão lógica do
complexo ambiente do objeto e da caracterização de suas relações causais. A metodologia
adotada está delimitada ao nível: serviços e ao atributo: cobertura. A abordagem utilizada
é a sistêmica de DONABEDIAN – Estrutura-Processo-Resultados (1990) associada a
duas outras abordagens: a de BUVINICH (1999) sobre gestão por processos incremental
e a de SULBRANDT (1994) que, integra além dos enfoques de metas e processos, os
atores afetados no contexto e se utiliza de dados (qualitativo e quantitativo). Como
resultados são apresentados as seguintes propostas: a qualificação teórica do processo; o
modelo teórico-lógico; o estudo de avaliabilidade, critérios, padrões de desempenho e
recomendações, sobretudo, acerca de riscos e barreiras que possam impedir o alcance de
metas e expectativas estimadas; matriz para um indicador de cada dimensão de
intervenção com sua respectiva ficha de qualificação; dimensões acessórias; primeiros
estudos para nova dimensão; os dez passos do desenvolvimento; e, o esboço da
Arquitetura de framework do sistema de monitoramento de processos, baseado em
intervenção com foco em resultados. É uma arquitetura com abordagem metodológica
que, guardando as devidas proporções e contextos, pode ser adaptada para monitoramento
de processos, baseado em intervenção, com foco em resultados de qualquer fila de espera
eletiva. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Modelos de Assistência à Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Listas de Espera | pt_BR |
Subject in Portuguese | Monitoramento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde) | pt_BR |
Subject in Portuguese | Qualidade da Assistência à Saúde | pt_BR |
Title | Arquitetura para monitoramento de filas de espera pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério de Saúde | pt_BR |
Alternative title | Queue monitoring architecture by the Ministry of Health's National Complexity Regulation Center | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Place of Defense | Brasília-DF | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | Public administration is always required to improve its performance, to be more
responsive to its internal and external demands and to be prepared to perform good
management, examining its results and impacts and presenting a transparent
accountability. In this sense, there is a need to insert a monitoring system. A system for
those who are faced with constant results management challenges that can gain insight
into the performance of their organization. This study is a proposal of Framework
Architecture for Waiting Line Monitoring for Clinical Specialties, by the National Center
for High Complexity Regulation built until 01/06/2019 and includes a set of drawings and
constructions that were developed from logical understanding of the object's complex
environment and characterization of its causal relationships. The adopted methodology is
limited to the level: services and the attribute: coverage. The approach used is the
systemic of DONABEDIAN - Structure-Process-Results (1990) associated with two
other approaches: BUVINICH (1999) on incremental process management and that of
SULBRANDT (1994), which integrates beyond the goals and objectives. processes, the
actors affected in the context and uses data (qualitative and quantitative). As results are
presented the following proposals: the theoretical qualification of the process; the
theoretical-logical model; the study of evaluability, criteria, performance standards and
recommendations, especially regarding risks and barriers that may prevent the
achievement of goals and estimated expectations; matrix for an indicator of each
intervention dimension with its respective qualification form; accessory dimensions; first
studies for a new dimension; the ten steps of development; and, the outline of the process
monitoring system framework architecture, based on results-focused intervention. It is an
architecture with methodological approach that, keeping the right proportions and
contexts, can be adapted for intervention-based process monitoring, focusing on the
results of any elective queue. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Health Care Models | pt_BR |
Subject | Waiting Lists | pt_BR |
Subject | Monitoring | pt_BR |
Subject | Process and Outcome Evaluation (Health Care) | pt_BR |
Subject | Quality of Health Care | pt_BR |
DeCS | Modelos de Assistência à Saúde | pt_BR |
DeCS | Listas de Espera | pt_BR |
DeCS | Monitoramento | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde) | pt_BR |
DeCS | Qualidade da Assistência à Saúde | pt_BR |