Advisor | Oliveira, Rosely Magalhães de | |
Author | Sousa, Viviane Alves de | |
Access date | 2020-03-02T13:49:03Z | |
Available date | 2020-03-02T13:49:03Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SOUSA, Viviane Alves de. Práticas educativas para o controle da dengue nos serviços de saúde: o caso do município de Itaboraí. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40165 | |
Abstract in Portuguese | A dengue se destaca como um dos maiores problemas de saúde no mundo,
principalmente por possuir uma capacidade de produção de epidemias de vulto nas grandes
cidades com graves implicações econômicas e sociais, sendo de vital interesse para os
setores da saúde pública. O estudo apresentado é uma pesquisa com abordagem qualitativa,
cujo objetivo geral é caracterizar as práticas educativas para o controle da dengue no
município de Itaboraí, relacionando-as com o contexto social onde ocorrem. Os objetivos
específicos são descrever o contexto social e político organizacional onde ocorrem as
práticas de educação e saúde; caracterizar as práticas educativas no Programa de Controle
da Dengue e descrever os limites e possibilidades das práticas para o controle da dengue,
tendo em vista o contexto do município de Itaboraí. Procuram-se salientar os impactos no
município e região com a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro
(COMPERJ) no ano de 2006. Para descrição do contexto social e político organizacional,
enfatizando-se a governabilidade, e para caracterização das práticas e descrição dos limites
e possibilidades foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com
roteiros previamente elaborados. Foram entrevistados cinco profissionais que atuam no
nível central e no nível local. Os resultados do estudo mostraram mudanças frequentes de
gestores no setor de saúde do município. Essa instabilidade parece coincidir temporalmente
com a instalação do Comperj. Os serviços de educação em saúde parecem se ressentir da
desativação do Núcleo de Educação em Saúde (NES). O Núcleo é mencionado, mas não
mais aparece no organograma da Secretaria Municipal de Saúde. A fala dos sujeitos
entrevistados revelou uma interrupção das ações educativas e falta de regularidade na
capacitação para esses serviços. Não há regularidade de planejamento e avaliação das
atividades. Os discursos dos entrevistados revelaram que a visão sobre as ações de
educação em saúde é predominantemente modelada segundo as abordagens tradicionais,
verticais e prescritivas. Observa-se uma contradição em alguns discursos, quando ressaltam
a necessidade de atenção em relação à escuta e à consideração do contexto local de vida e
das possibilidades de participação popular no processo educativo, mas observam que a
população não cumpre o que lhes é determinado. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Dengue | pt_BR |
Subject in Portuguese | Prevenção e Controle | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Controle de Vetores | pt_BR |
Subject in Portuguese | Planos e Programas de Saúde | pt_BR |
Title | Práticas educativas para o controle da dengue nos serviços de saúde: o caso do município de Itaboraí | pt_BR |
Alternative title | Educational practices for dengue control in health services: the case of Itaboraí | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Sevalho, Gil | |
Abstract | Dengue stands out as one of the major health problems in the world, mainly because it has the capacity to produce large epidemics in the big cities with serious economic
and social implications and being of vital interest to the public health sectors. The present
study is a research with qualitative approach, whose general objective is to characterize the
educational practices for the control of dengue in the municipality of Itaboraí, relating
them to the social context where they occur. The specific objectives are to describe the
social and political organizational context in which education and health practices occur; to
characterize the educational practices in the Dengue Control Program and to describe the
limits and possibilities of the practices for the control of dengue, considering the context of
the municipality of Itaboraí. Seek to emphasize impacts with the implementation of the Rio
de Janeiro Petrochemical Complex (COMPERJ) in the municipality and region in 2006.
For a description of the social context and organizational political , emphasizing governability, and to characterize the practices and description of the limits and possibilities were
used the documentary analysis and semistructured interviews with scripts previously elaborated. Five professionals who work at the central and local levels were interviewed. The
results of the study showed frequent changes of managers in the health sector of the municipality. This instability seems to coincide temporarily with the installation of Comperj.
Health education services seem to be resenting the deactivation of the Health Education
Nucleus (NES). The Nucleus is mentioned, but no more appears in the organization chart
of the Municipal Health Department. The speech of the subjects interviewed revealed an
interruption of the educational actions and lack of regularity in the qualification for these
services. There is no regularity of planning and evaluation of activities. The interviewees'
discourses revealed that the view on health education actions is predominantly modeled
according to traditional, vertical and prescriptive approaches. A contradiction is observed
in some discourses when they emphasize the need for attention in relation to listening and
consideration of the local context of life and the possibilities of popular participation in the
educational process, but observe that the population does not fulfill what is determined to
them. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Prevention and Control | pt_BR |
Subject | Health Education Practices | pt_BR |
Subject | Education and Health | pt_BR |
Subject | Teaching | pt_BR |
Subject | Vector Control | pt_BR |
Subject | Health plans and Programs | pt_BR |
DeCS | Dengue | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Controle de Vetores | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Planos e Programas de Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |