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PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACERCA DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE DESENHOS
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Gradação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
O presente trabalho foi realizado durante as aulas de Sala de Leitura com alunos da classe de alfabetização numa Escola Pública do Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. A partir da história infantil “Rubens, o semeador”, os alunos produziram seus relatos utilizando desenhos. Posteriormente, por meio de entrevistas abertas e individuais, as crianças explicaram seus desenhos expondo suas ideias, opiniões e conhecimentos acerca das questões ambientais do bairro em que residem. A preocupação com o bem-estar dos animais e a falta de espaços para brincar aparecem nas falas e nos desenhos. Como o bairro passa por um crescimento urbano desordenado, essa percepção das crianças é um momento oportuno para a discussão sobre o paradigma de sociedade atual, predatória e desigual. Dialogar com as crianças sobre suas percepções e sentimentos atrelados as questões ambientais é um caminho promissor para a construção do pensamento sobre os temas que envolvem o meio ambiente.
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