Author | Avanci, Joviana Quintes | |
Author | Assis, Simone G. | |
Author | Santos, Nilton César dos | |
Author | Oliveira, Rachel V. C. | |
Access date | 2020-06-24T20:08:00Z | |
Available date | 2020-06-24T20:08:00Z | |
Document date | 2005 | |
Citation | AVANCI, Joviana Quintes et al. Escala de violência psicológica contra adolescentes. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 5, p. 702-708, out. 2005. | pt_BR |
ISSN | 0034-8910 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41866 | |
Abstract in Portuguese | OBJETIVO: Apresentar estratégias e resultados da adaptação transcultural de uma escala de violência psicológica, para ser utilizada em amostras brasileiras MÉTODOS: A escala de violência, originalmente no idioma inglês e traduzida para o português foi aplicada em 266 adolescentes escolares. A amostra incluiu estudantes das sétimas e oitavas séries do ensino fundamental e primeiro e segundo ano do ensino médio das redes pública e privada do município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Vários tipos de equivalências foram investigados, sendo a semântica avaliada quanto ao significado referencial e geral de cada item; a de mensuração foi apreciada por meio de propriedades psicométricas (confiabilidade teste-reteste, validade de constructo, consistência interna e análise fatorial. Para avaliar a confiabilidade foi utilizada a estatística do Kappa e o coeficiente de correlação intraclasse, e o coeficiente de Pearson para apreciação da validade de constructo. RESULTADOS: Os pontos de discussões teórico-conceituais foram considerados adequados no que se refere às equivalências conceitual e de itens. A equivalência semântica obteve percentual superior a 60% na avaliação do significado referencial e geral dos itens. O alfa de Cronbach encontrado foi de 0,94; a concordância do índice de Kappa foi discreta, coeficiente de correlação intraclasse de 0,82 e a análise fatorial apresentou estrutura de fator com grau de explicação de 43,5% da variância. Quanto à validade de constructo, a escala de violência psicológica apresentou correlação negativa significativa com auto-estima e apoio social, e correlação positiva com a violência cometida pelo pai e pela mãe. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos indicam a aplicabilidade do instrumento na população adolescente brasileira. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública | pt_BR |
Rights | open access | |
MeSH | Translating | pt_BR |
MeSH | Surveys and Questionnaires | pt_BR |
MeSH | Semantics | pt_BR |
MeSH | Reproducibility of Results | pt_BR |
MeSH | Psychometrics | pt_BR |
MeSH | Male | pt_BR |
MeSH | Humans | pt_BR |
MeSH | Female | pt_BR |
MeSH | Domestic Violence / psychology | pt_BR |
MeSH | Cultural Characteristics | pt_BR |
MeSH | Brazil | pt_BR |
MeSH | Adolescent | pt_BR |
Subject in Portuguese | Reprodutibilidade de resultados | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comparação transcultural | pt_BR |
Subject in Portuguese | Testes psicológicos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Violência doméstica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Psicologia do adolescente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Psicologia da criança | pt_BR |
Title | Escala de violência psicológica contra adolescentes | pt_BR |
Alternative title | Scale of psychological violence against adolescents | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/s0034-89102005000500002 | |
Abstract | OBJECTIVE: To present strategies and results of a cross-cultural adaptation of a psychological violence scale to be used in Brazilian studies. METHODS: The scale of violence, a translated version in Portuguese of the original in English, was applied to a sample of 266 7th and 8th grade and junior high school students of public and private schools of the municipality of São Gonçalo, Southeastern Brazil. Several types of equivalences were investigated. The semantic equivalence was evaluated in the referential and general meaning of each item. The measurement equivalence was assessed through psychometric properties such as test and retest reliability, construct validity, internal consistency and factorial analysis. Reliability was measured by Kappa and intraclass correlation coefficients and construct validity was evaluated by Pearson's coefficient. RESULTS: The theoretical-conceptual discussions were deemed adequate concerning conceptual and items equivalences. The semantic equivalence was above 60 percentile in the evaluation of the referential and general item meaning. Cronbach's alpha was 0.94, Kappa index agreement was discreet, intraclass correlation coefficient was 0.82 and the factorial analysis with one factor structure had a degree of explanation of 43.5% variance. Construct validity showed significant negative correlation with self-esteem, social support, and a positive correlation with parent violence. CONCLUSIONS: The study results indicate the applicability of the instrument in the Brazilian teenager population. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Child psychology | pt_BR |
Subject | Reproducibility of results | pt_BR |
Subject | Cross-cultural comparison | pt_BR |
Subject | Psychological tests | pt_BR |
Subject | Domestic violence | pt_BR |
Subject | Adolescent psychology | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |