Advisor | Silva-Pires, Felipe do Espirito Santo | |
Author | Flor, Tainá de Oliveira | |
Access date | 2020-08-11T02:35:40Z | |
Available date | 2020-08-11T02:35:40Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | FLOR, Tainá de Oliveira. Uma revisão integrativa sobre ciência e arte no ensino de ciências e saúde. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42645 | |
Abstract in Portuguese | O Ensino de Ciências se faz presente na nossa civilização desde o século XIX, mas no Brasil apresenta diversos problemas como, por exemplo, a desmotivação de estudantes e docentes, além da forma descontextualizada e extremamente conteudista com que os assuntos são apresentados. Pesquisas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) apontam a necessidade de mudanças, e nesse sentido a Arte pode contribuir com o Ensino e Aprendizagem de Ciências. A Arte permite o desenvolvimento da criatividade, desperta o interesse dos estudantes e promove a reflexão. Diante disso, realizamos uma Revisão Integrativa com o objetivo de analisar como a Arte está sendo utilizada no Ensino de Ciências e Saúde, bem como identificar quais são as principais formas de Arte trabalhadas e as suas possíveis contribuições para a melhoria do Ensino. A pesquisa considerou artigos científicos e trabalhos publicados em anais de congressos de janeiro de 2008 a abril de 2018. Optamos por duas combinações de descritores distintas: \201CCiência e Arte\201D + \201CEnsino de Ciências\201D, e \201CCiência e Arte\201D + \201CEnsino de Saúde\201D. As buscas foram realizadas no Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da CAPES e Scientific Electronic Library Online (SciELO) A busca realizada com os descritores \201CCiência e Arte\201D + \201CEnsino de Saúde\201D não retornou nenhum resultado. Com os descritores \201CCiência e Arte\201D + \201CEnsino de Ciências\201D obtivemos um total de 134 trabalhos no Google Acadêmico, 1 no Portal de Periódicos da CAPES, 1 na SciELO e nenhum trabalho foi encontrado na BVS. Os resultados revelam que nos últimos dez anos o uso da Arte vem aumentando, e que os principais meios de divulgação destas experiências fazem parte de anais de eventos acadêmicos. O cinema e a literatura foram as formas de Arte mais recorrentes nas publicações analisadas, e a maioria dos trabalhos estavam relacionados aos conceitos de Física. O assunto mais explorado nas publicações foi Ciência, Tecnologia e Sociedade devido a importância dos avanços tecnológicos para a sociedade. Sendo assim, destacamos que a utilização da Arte no Ensino de Ciências possibilita a (re)construção do conhecimento, mas apesar dos benefícios apresentados neste trabalho é necessário ter um planejamento para que a interação entre a Ciência e a Arte alcance todo o seu potencial. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ciência nas Artes | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Revisão Sistemática | pt_BR |
Title | Uma revisão integrativa sobre ciência e arte no ensino de ciências e saúde | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Trajano, Valéria da Silva | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Ciência nas Artes | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Revisão Sistemática | pt_BR |