Author | Castro, Jeimis Nogueira de | |
Author | Vargas, Eliane Portes | |
Author | Prado, Shirley Donizete | |
Author | Ferreira, Francisco Romão | |
Access date | 2020-09-03T20:17:33Z | |
Available date | 2020-09-03T20:17:33Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | CASTRO, Jeimis Nogueira de et al. Corpo, identidade e mediações culturais: o uso do cinema no ensino. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 1, p. 243-257, abr. 2020. | pt_BR |
ISSN | 1983-7011 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43174 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho partiu da nossa vivência no contexto escolar e da literatura
sobre os temas abordados: corpo, identidade e diferença. Elegemos o ensino de
Educação Física como foco pelo fato de em muitos casos ser mais visível a busca de
uma identidade fixa em estudantes por meio do controle dos corpos, mas os conteúdos
abordados no texto não se restringem a essa área, podem ser utilizadas no ensino de
Ciências ou em qualquer área do conhecimento que tenha interesse em promover
discussões sobre essas questões. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi discutir de
que maneira o ensino, com um direcionamento para aulas de Educação Física, pode
colaborar no processo de construção das identidades em uma perspectiva intercultural
a fim de estimular discussões sobre corpo, identidade e diferença em práticas
pedagógicas. Para isso, adotamos o uso do cinema a fim de promovermos formas de
resistência e rompimento de hierarquias e relações opressivas de poder para se chegar
a uma possibilidade de ensino que contribua para a construção de uma sociedade mais
equitativa, plural e humana. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Corpo | pt_BR |
Subject in Portuguese | Identidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diferença | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cinema | pt_BR |
Subject in Portuguese | Interculturalidade | pt_BR |
Title | Corpo, identidade e mediações culturais: o uso do cinema no ensino | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.22409/resa2020.v13i1.a27486 | pt_BR |
Abstract | This work started from our experience in the school context and from
literature on the topics covered: body, identity and difference. We chose Physical
Education teaching as the focus because in many cases the search for a fixed identity
in students through body control is more visible, but the contents covered in the text
are not restricted to this area, they can be used in teaching of Sciences or in any area
of knowledge that is interested in promoting discussions on these issues. Therefore,
the objective of this work was to discuss how teaching, with a focus on Physical
Education classes, can collaborate in the process of building identities in an
intercultural perspective in order to stimulate discussions about body, identity and
difference in pedagogical practices. To this end, we adopted the use of cinema in
order to promote forms of resistance and the breaking of oppressive hierarchies and
relations of power in order to arrive at a teaching possibility that contributes to the
construction of a more equitable, plural and human society. | pt_BR |
Affilliation | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Valença, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Body | pt_BR |
Subject | Identity | pt_BR |
Subject | Difference | pt_BR |
Subject | Teaching | pt_BR |
Subject | Movie theater | pt_BR |
Subject | Interculturality | pt_BR |
e-ISSN | 1983-7011 | |