Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44444
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- ENSP - Artigos de Periódicos [2165]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SOB A PRESSÃO DAS TELAS: DOCENTES SOFREM EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL, SOBRECARGA DO ENSINO REMOTO E MUDANÇAS NO ROTINA
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Saúde Mental
Professores
Educação Remota
Sofrimento Psíquico
Síndrome de Burnout
Pandemias
Estresse Psicológico
Professores Escolares
Saúde Mental
Esgotamento Psicológico
Morosini, Liseane | Fecha del documento:
2020
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa RADIS de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
De uma hora para outra, a suspensão de aulas presenciais aumentou a demanda de trabalho dos professores, exigindo
adaptação no método de ensino e readequação da vida doméstica. Para alguns, a mudança foi pior e gerou desgaste
devido à falta de familiaridade com as novas tecnologias. “Dentro da educação pública temos um impacto forte devido
à falta de condições adequadas de trabalho, o que historicamente leva um terço de nossa categoria a ser acometida de
doenças profissionais, como a síndrome de burnout. Com a pandemia, o quadro foi agravado”, diz Heleno Araújo,
presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).
Palabras clave en portugues
COVID-19Infecções por Coronavirus
Pandemias
Saúde Mental
Professores
Educação Remota
Sofrimento Psíquico
Síndrome de Burnout
DeCS
Infecções por CoronavirusPandemias
Estresse Psicológico
Professores Escolares
Saúde Mental
Esgotamento Psicológico
Compartir